Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 20:33

    Imprimir


O prefeito Júlio César Ladeia (PL) e o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Mércio Pereira Gomes foram recepcionados calorosamente pelos índios da Nação Paresí, na Aldeia do Rio Formoso na manhã desta sexta-feira (18). Logo na chegada das autoridades os índios se reuniram em trajes típicos indígenas e realizaram a dança das boas vindas.

De acordo com o administrador da FUNAI de Tangará da Serra, Rony Walter Azoinayce, a alegria do povo Paresí é decorrente da atenção que vem recebendo tanto do Poder Executivo Municipal quanto da própria FUNAI. “Obras como estas, que foram entregues hoje, representam um marco para a comunidade indígena”, afirmou Rony, se referindo as inaugurações da Casa da Cultura Haliti Hanã e do Centro Municipal de Educação Aldeia Formoso, inaugurado na mesma data.

Júlio César e Mércio Pereira também receberam presentes e foram convidados a dançar com os índios. O momento foi importante, na avaliação do presidente da FUNAI. Para ele a alegria dos índios reflete a maneira como o povo Paresí está ressurgindo. “Na década de 60 o povo Paresí quase foi extinto. Existiam menos de 200 índios. Hoje são quase dois mil, o que representa o ressurgimento dessa cultura, desse povo e dessas pessoas que demonstram nesta data que estão de braços abertos”, afirmou o presidente da FUNAI.

Na ocasião o prefeito Júlio César falou sobre um projeto de turismo indígena, que pretende implantar na Aldeia do Formoso. A proposta será apresentada à FUNAI e aos índios e consiste na criação de um hotel indígena. Os turistas teriam a oportunidade de dormir em redes, em ocas tradicionais. A alimentação também seria a típica dos Paresí. “Acredito que a idéia será bem aceita e então a sociedade poderá ser tão bem acolhida pelos índios Paresí, como nós fomos nesta data”, disse o prefeito.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358989/visualizar/