Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 07:00
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


O Tribunal de Justiça vota hoje, em sessão extraordinária do pleno, a lista tríplice que será encaminhada ao governador Blairo Maggi (PPS) para escolha do novo desembargador oriundo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT). Os seis nomes que servirão de base para a escolha foram eleitos ontem pelo conselho seccional da entidade. São eles: Maria Helena Póvoas, Luiz Ferreira da Silva, Jenz Prochnow Júnior, Ademir Joel Cardoso, Mauro Paulo Galera Mari e Samuel Franco Dália Júnior.

O TJ tem pressa em concluir o processo de nomeação dos 10 novos desembargadores aprovados em projeto enviado à Assembléia Legislativa. O único que ainda falta é o representante da OAB. Oito juizes foram promovidos ao cargo e o ex-procurador de Justiça Guiomar Teodoro Borges também já assumiu sua vaga.

Dos 51 candidatos que tinham inscritos para a disputa na OAB/MT, um desistiu (Antônio Carlos Velloso Vieira) e outros seis não compareceram para a sabatina que antecedeu a votação da lista sêxtupla ontem. Todo o processo durou cerca de sete horas e foram necessárias três votações para a seleção dos seis nomes. De cada uma delas saíram dois. As três votações aconteceram porque só poderia compor a lista o candidato que tivesse 50% dos votos mais um. Quem atingia esse patamar saía da disputa e os conselhos faziam outra votação com os nomes restantes. A lista sêxtupla foi encaminhada ao TJ por volta das 15 horas, assim que terminou a votação.

Maria Helena, mais votada da primeira votação (22 votos), considerou a inclusão de seu nome na lista sêxtupla uma "homenagem da classe". "Tenho mais de 10 anos de serviços prestados à entidade e se cheguei onde cheguei devo aos advogados que confiaram e votaram em mim, me elegendo presidente da OAB por dois mandatos". Helena Póvoas é cuiabana e, para muitos, é uma das mais cotadas à vaga de desembargadora. Dos 29 atuais desembargadores, só há uma mulher: Shelma Lombardi de Kato.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359215/visualizar/