Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 10:35

    Imprimir


A Ferronorte acaba de assinar contrato com a Bunge Alimentos para o transporte de 17 milhões de toneladas de produtos do complexo soja e outros graneis agrícolas pelo prazo de 10 anos. O acordo prevê, já na primeira fase, a viabilização pela Bunge, de 374 vagões para a Ferronorte, sendo 190 vagões novos do tipo HFT e 17 locomotivas, que deverão estar circulando até o segundo semestre deste ano, entre os terminais da Ferronorte, no Mato Grosso e o Porto de Santos/SP.

Esse acordo vai direcionar cerca de 1 milhão de toneladas da produção de soja do Mato Grosso para a ferrovia, que transportou no ano passado, cerca de 45% da safra daquele Estado. Nos três primeiros anos do contrato, as cargas da Bunge serão exportadas através do Terminal XXXIX, de Santos, de propriedade da Ferronorte e da Caramuru.

Esta parceria com clientes, para investimentos em equipamentos e em via permanente, faz parte de um novo modelo de gestão de negócios que a Brasil Ferrovias vem implantando desde o final de 2003, nos mesmos moldes dos que ocorrem nos EUA. A Brasil Ferrovias já tem contratos semelhantes com ADM, Cargill, Coinbra e Amaggi. Atualmente, a empresa tem 314 locomotivas e 11 mil vagões, dos quais mais de 2.000 foram fornecidos por clientes.

O acordo com a Bunge, ora concluído, resulta de uma parceria em que há uma nítida valorização dos ganhos de eficiência logística, beneficiando diretamente as exportações brasileiras. O montante total de recursos envolvidos no contrato atinge no primeiro ano mais de R$ 120 milhões, e se constitui em um evento importante no contexto da reestruturação financeira e operacional da Brasil Ferrovias que esta sendo levada a efeito pelos acionistas e pelo BNDES.

A Brasil Ferrovias integra, através de suas controladas Ferroban, Ferronorte, Novoeste e Portofer, um sistema ferroviário com 4.500 km de linhas que cobre três estados – São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, serve outros dois – Goiás e Minas Gerais através da Hidrovia Tietê-Paraná, e dois países vizinhos – o Paraguai e a Bolívia. Através dela uma vasta região do continente sul americano se interliga ao Porto de Santos, o maior porto da América Latina.





Fonte: Andréia VitalAssessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359460/visualizar/