Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 12:47

    Imprimir


Pesquisadores brasileiros descobriram, em Minas Gerais, o fóssil de um crocodilomorfo, parente distante dos crocodilos e jacarés atuais, do período Cretáceo brasileiro, extinto há cerca de 70 milhões de anos. O achado é uma das mais importantes descobertas na pesquisa recente na área da paleontologia brasileira.

Encontrado nas imediações do bairro Peirópolis, em Uberaba, Minas Gerais, o fóssil constitui o mais completo espécime já descoberto no Brasil. Seu estudo trouxe resposta a diversas questões sobre a evolução e comportamento dos crocodilomorfos que conviveram com os dinossauros na América do Sul. A descoberta ainda permitiu inferências sobre a configuração das massas terrestres que compunham o antigo continente Gondwana durante o período Cretáceo - a América do Sul e Madagascar possuíam ligação terrestre pelo continente antártico.

Os cientistas apresentarão pela primeira vez seus resultados, prestarão esclarecimentos e exibirão um modelo do animal em tamanho natural, o fóssil original do crânio e imagens do local onde foi encontrado na próxima quarta-feira, às 11h. O trabalho será apresentado no Salão Nobre da Cidade Universitária da UFRJ, localizada na Ilha do Fundão.

Os estudos tiveram o apoio da FAPERJ, FAPEMIG, Prefeitura Municipal de Uberaba, CNPq, empresa Expansion Transmission, UFRJ e Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360036/visualizar/