Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 09:07

    Imprimir


A bancada de senadores de Mato Grosso assegurou dois cargos na Mesa Diretora para o biênio 2005/2007, presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB). O tucano Antero Paes de Barros conseguiu emplacar a segunda vice-presidência do Senado, enquanto a senadora Serys Marli ficou como suplente de secretário. Barros comporá ainda a Mesa Diretora do Congresso Nacional. Na Câmara Federal, nenhum representante da bancada do Estado foi eleito para cargos de titular.

Antero Paes de Barros concorreu com o senador Álvaro Dias (PR). Pela decisão da bancada tucana, Dias ficou com o cargo de vice-presidente do Diretório Nacional. “A eleição no Senado demonstra que é possível fazer uma oposição dura, mas desde que respeitando o regimento interno”, alfinetou o senador, em referência à tumultuada eleição da Câmara de Deputados. Na análise do tucano, o polêmico processo evidencia a urgência de se aprovar a Reforma Política.

O senador tucano assegurou que manterá a postura dura de oposição, mas será disciplinado ao Regimento Interno da Mesa. Foram eleitos o senador Tião Viana (PT-AC) para o cargo de 1º vice-presidente; o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) para 2º vice-presidente; o senador Efraim Morais (PFL-PB) para 1º secretário; o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) para 2º secretário; o senador Paulo Octávio (PFL-DF) para 3º secretário e o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) para 4º secretário.

Como suplentes de secretários da Mesa Diretora foram escolhidos os senadores Serys Marli (PT-MT), Papaléo Paes (PMDB-AP), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Aelton Freitas (PL-MG). A posse dos dirigentes foi realizada ontem à tarde. A sessão que elegeu a nova Mesa Diretora durou apenas 14 minutos. O novo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito com 72 votos favoráveis e quatro contrários. Não houve abstenções. Ele substitui o senador José Sarney (PMDB-AP) e foi o único candidato ao cargo, indicado por aclamação pelos senadores do PMDB.

O novo presidente convocou sessão dos congressistas para as 16h de hoje, quando serão iniciados os trabalhos parlamentares deste ano. Nesta sessão, será lida mensagem do presidente da República ao Congresso, onde ele faz um relato das atividades do governo no ano passado e o que pretende fazer neste ano.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360076/visualizar/