Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 07:16

    Imprimir


A diretora de Atenção Básica de Saúde de Cuiabá, a enfermeira Rita Cristina Martins Borges, rebateu as acusações de que a enfermeira Evineide Albuquerque está atuando de forma irregular no Posto de Saúde da Família no Jardim Vitória em Cuiabá. Assegurou que a enfermeira está trabalhando dentro da lei que regulamenta o exercício profissional de enfermagem.

“Alguns medicamentos de doenças ligadas à infância podem ser prescritas para pacientes como hanseníase e também tuberculose. O caso do Sorine, por exemplo, pode ser prescrito”, explicou. Lembrou que a lei que regulamenta a profissão prevê a consulta de enfermagem, diferente da consulta médica.

“O enfoque do médico é na doença. Isso está mais do que claro. O enfermeiro, por sua vez, trabalha com a prevenção da doença e da saúde. É o trabalho de recomendação”, esclareceu.

Rita Cristina destacou que desde a regulamentação da lei, está havendo atritos entre as duas classes profissionais (médicos e enfermeiros), mas cada um em seu lugar. “Nós (os enfermeiros) estamos trabalhando estritamente dentro da lei”, afirmou. Segundo ela, no Posto da Saúde da Família, no Jardim Vitória, há o médico plantonista que atende os pacientes. Os enfermeiros seguem as recomendações.(AR)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360107/visualizar/