Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 22:15
Por: Gabriela Guerreiro e Iolando L

    Imprimir


Brasília - A chapa oficial para eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, marcada para às 16 horas, foi definida em diversas reuniões de bancada encerradas no início da tarde de hoje. Além do candidato oficial do PT à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), compõem a chapa José Thomaz Nonô (PFL-AL), candidato à primeira vice-presidência, Ciro Nogueira (PP-PI), à segunda vice-presidência; Valdemir Moka (PMDB-MS), à primeira secretaria; Milton Capixaba (PTB-RO), à segunda secretaria; Carlos Gomes (PSDB-TO), à terceira secretaria, e Edmar Moreira (PL-MG), candidato à quarta-secretaria.

Mesmo com a definição da chapa oficial, vários parlamentares vão disputar cargos da Mesa Diretora em candidaturas avulsas, sempre obedecendo ao critério da proporcionalidade para os cargos. Ou seja, à exceção da presidência da Câmara, a disputa nos outros cargos ocorrerá entre candidatos dos mesmos partidos. A primeira vice-presidência, por exemplo, está sendo pleiteada pelo candidato oficial José Thomaz Nonô, e pelos deputados Robson Tuma (PFL-SP), César Bandeira (PFL-MA) e Mussa Demes (PFL-PI).

Caso os candidatos avulsos recebam mais votos que os oficiais, eles serão eleitos e empossados. A chapa oficial serve de parâmetro para orientar as bancadas dos partidos durante a votação. Na disputa à presidência não é exigido que os candidatos sejam do mesmo partido, regra que já é tradição nas eleições da Câmara. Além do candidato oficial, Luiz Eduardo Greenhalgh, disputam o cargo os deputados Virgílio Guimarães (PT-MG), Severino Cavalcanti (PP-PE), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ).

Se nenhum dos candidatos obtiver maioria absoluta (metade mais um) dos votos válidos na primeira votação, incluídos os brancos, a eleição se dará em segundo turno entre os dois mais votados. No caso da disputa pela presidência, se nenhum dos cinco candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos, o segundo turno será realizado logo após a apuração dos votos entre os dois mais votados.

A apuração dos votos para os demais membros da Mesa só ocorrerá após eleito e empossado o novo presidente da Câmara. A posse ocorre imediatamente após a proclamação do resultado. Nos demais cargos da Mesa, se nenhum dos candidatos obtiver maioria, o segundo turno poderá ser realizado outro dia.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360183/visualizar/