Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 13:37
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


As inscrições para a banda de música da Universidade do estado de Mato Grosso (Unemat) podem ser feitas nos dia 14 e 15 de fevereiro no centro municipal de cultura, em Cáceres. O objetivo de ampliar o número de músicos da banda é uma boa oportunidade pra acadêmicos do campus universitário de Cáceres e estudantes das escolas públicas da cidade - ser estudante é um pré-requisito que tem a finalidade de estimular o processo de escolarização.

A coordenação da banda vai atender os interessados no Centro das 13h às 17h. São oferecidas ao todo 42 vagas na banda. Para tocar clarinete há 10 vagas, seis de trompete e um mesmo número pra trombone. Quatro vagas pra sax alto e tenor, quatro pra tuba e bombardino e mais 12 divididas entre violino e sax horn. Os instrumentos utilizados pela banda foram cedidos pela Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Composta atualmente por 23 integrantes, a banda é fruto de uma parceria entre Universidade e prefeitura. Em 2004 os estudantes/músicos de faixa etária entre 13 e 26 anos cumpriram cerca de 10 apresentações em vários eventos na cidade. Os ensaios costumam ocorrer duas vezes por semana no centro de cultura, normalmente às 18h. Os horários e dias são definidos de acordo com a disponibilidade dos estudantes/músicos.

O projeto teve início em 2002, sob a coordenação do regente Erizani Nunes Mota. Pós-graduado em música pelo Conservatório Brasileiro de Música, ele comenta que desde o ano passado a secretaria de Cultura do Estado financia um curso de regente para 54 profissionais de municípios de MT.

“Esse curso prepara os regentes para trabalhar com todos os instrumentos. Com isso, o profissional terá condições de organizar uma banda em seu município, o que ainda é uma tarefa complicada em todo Estado”, comenta.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360338/visualizar/