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Politica Brasil
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 19:19

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Mais de 100 mil cidadãos já entraram em contato com a Câmara por meio da Carta-Resposta, também conhecida como Carta-Cidadã. O programa foi criado em julho de 2003 para promover maior aproximação entre a instituição e a sociedade.

A Carta-Resposta está disponível em mais de sete mil agências da Empresa de Correios e Telégrafos. O cidadão pode enviar a sua sugestão, solicitação, pergunta ou reclamação a um deputado federal, a uma comissão, à Presidência da Casa ou à Ouvidoria Parlamentar, sem qualquer custo.

Deputados são campeões

A coordenadora do programa, Alessandra Muller, da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, informou que até o final de 2004, das 105 mil cartas recebidas, 64% foram enviadas diretamente aos gabinetes parlamentares.

Já a Ouvidoria da Casa recebeu mais de 6,7 mil cartas, das quais 69% foram enviadas por pessoas que residem em cidades do interior. Mais de metade das correspondências dirigidas ao órgão são de moradores da região Sudeste, seguida pelas regiões Nordeste e Sul.

Entre os assuntos tratados, os pedidos particulares apareceram em primeiro lugar. Outros temas abordados foram a atuação de parlamentares, aposentadoria, desemprego, desempenho de autoridades públicas, violência, corrupção e desarmamento.

Acompanhamento do Legislativo

O ouvidor-geral da Casa, deputado Luciano Zica (PT-SP), tem uma avaliação positiva do programa. Ele considera a Carta-Resposta uma ferramenta importante para que o cidadão acompanhe o funcionamento do Legislativo e dê sua opinião sobre a política. Para Zica, o programa é uma ferramenta que tende a se consolidar porque tem promovido a aproximação da população com a Câmara.





Fonte: Agência Cãmara

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