Câmara recebeu mais de 100 mil cartas de todo o País
A Carta-Resposta está disponível em mais de sete mil agências da Empresa de Correios e Telégrafos. O cidadão pode enviar a sua sugestão, solicitação, pergunta ou reclamação a um deputado federal, a uma comissão, à Presidência da Casa ou à Ouvidoria Parlamentar, sem qualquer custo.
Deputados são campeões
A coordenadora do programa, Alessandra Muller, da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, informou que até o final de 2004, das 105 mil cartas recebidas, 64% foram enviadas diretamente aos gabinetes parlamentares.
Já a Ouvidoria da Casa recebeu mais de 6,7 mil cartas, das quais 69% foram enviadas por pessoas que residem em cidades do interior. Mais de metade das correspondências dirigidas ao órgão são de moradores da região Sudeste, seguida pelas regiões Nordeste e Sul.
Entre os assuntos tratados, os pedidos particulares apareceram em primeiro lugar. Outros temas abordados foram a atuação de parlamentares, aposentadoria, desemprego, desempenho de autoridades públicas, violência, corrupção e desarmamento.
Acompanhamento do Legislativo
O ouvidor-geral da Casa, deputado Luciano Zica (PT-SP), tem uma avaliação positiva do programa. Ele considera a Carta-Resposta uma ferramenta importante para que o cidadão acompanhe o funcionamento do Legislativo e dê sua opinião sobre a política. Para Zica, o programa é uma ferramenta que tende a se consolidar porque tem promovido a aproximação da população com a Câmara.
Comentários