Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 14:06
Por: Valtemir Rodriques

    Imprimir


Brasília - Uma parceria entre os programas Agente Jovem, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), e Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho, está sendo firmada para atender adolescentes acima de 18 anos nas cidades de Recife, Vitória e Belo Horizonte. A oportunidade é para os adolescentes já atendidos pelo Agente Jovem, que poderão candidatar-se ao Primeiro Emprego.

A escolha das cidades para a primeira etapa aconteceu após a atuação do Consórcio Social da Juventude, uma junção de instituições sociais que se uniram para qualificar os jovens, um dos parceiros do Agente Jovem nos locais escolhidos. Quanto ao levantamento dos adolescentes que poderão participar do projeto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome já está fazendo um levantamento.

De acordo com José Eduardo Andrade, coordenador do Agente Jovem, o primeiro emprego vem da possibilidade de propiciar uma melhor articulação do jovem com o mercado. "A integração entre os dois programas vai permitir que essas ações sociais tenham continuidade, como o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho", afirma. José diz ainda que a proposta é propiciar o desenvolvimento social, pessoal e comunitário aos beneficiados no programa.

Atualmente, o projeto Agente Jovem atende 58 mil adolescentes em 1.077 municípios, entre 15 e 17 anos, em todo o Brasil. Durante o período em que permanecem no projeto, os adolescentes são beneficiados como o aprendizado do exercício de uma atividade profissional, aulas de capacitação, cidadania, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e drogas.

De acordo com a assessoria do Ministério do Trabalho, o programa Primeiro Emprego tem uma meta de atendimento para 2005 de 50 mil atendimentos, com um investimento de R$ 42 milhões, seis vezes mais que o ano anterior. A integração dos programas deve ajudar nas ações sociais, já que a soma dos esforços e atividades podem gerar um melhor resultado.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360697/visualizar/