Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 11:23
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O médico neurologista Nei Moreira da Silva passa a fazer parte, a partir de janeiro deste ano, da equipe da Secretaria de Estado de Saúde, ocupando o cargo de supervisor médico da Assessoria de Gabinete do secretário Marcos Henrique Machado. O que motivou a sua mudança para a Saúde do Estado foi sua experiência administrativa. Ele já atuou como secretário de Estado de Saúde no período de 15 de março de 1987 a 26 de maio de 1988 e, também, ocupou cargo na Prefeitura de Cuiabá, como diretor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, no período de agosto de 2001 a dezembro de 2004.

O secretário Marcos Machado, ao anunciar a aceitação do convite por parte de Nei Moreira para integrar a equipe estadual de Saúde, disse que a equipe médica da Secretaria é formada por profissionais que têm o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na garantia da eficiência dos serviços públicos que o sistema proporciona aos seus usuários.

Nei Moreira foi um grande defensor da idéia de transformar os serviços assistenciais de Saúde em um sistema único que pudesse revolucionar a política de Saúde no país. “Na época, a reforma sanitária foi a responsável pela descentralização das ações que acabaram desaguando na criação do SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde) que hoje, aperfeiçoado, é o SUS”, disse ele. “O Governo Federal, antes da instalação do SUS, era quem determinava projetos, programas e ações a serem implantadas nos Estados, sem a verificação da realidade local”.

O assessor lembrou que na minha época tinha apenas um computador e a grande inovação tecnológica foi a instalação de um telex no seu gabinete para facilitação da comunicação. “Hoje a Secretaria de Saúde está bem equipada com tecnologia de ponta em sistema on-line, a gestão de medicamentos toda reformulada, com os remédios identificados por código de barra, a instalação de pregões que continuam proporcionando economia e a Saúde está, finalmente, chegando em todos os municípios do Estado”.

Nei Moreira vai concentrar esforços no cumprimento das metas de Governo para a saúde estadual determinadas pelo Plano Plurianual, na execução de projetos relevantes e na solução de questões emergenciais da área.

METAS PARA 2005

Segundo o secretário Marcos Machado a meta para o ano de 2005 é o fortalecimento da interiorização e descentralização dos serviços, além da implantação do saneamento básico em todo o Estado, com a busca de parcerias dos municípios que têm comprometimento com o setor de saúde. “Essas ações visam dar mais saúde e qualidade de vida para toda a população e acesso ao Sistema Único de Saúde, que é o que o governador Blairo Maggi tem determinado”, disse o secretário. (Cida Capelassi/Ses-MT)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361035/visualizar/