Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 05:35
Por: Clarissa Thomé

    Imprimir


Rio de Janeiro - Duas estações maregráficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) captaram alterações no nível do mar nos dois dias seguintes ao terremoto em Sumatra, que deu origem aos tsunamis. A estação de Imbituba (SC) registrou elevação de 20 centímetros no nível do mar. Em Macaé (litoral norte fluminense), os equipamentos captaram alterações contínuas. "A maré subia e descia. O registro parecia o de um eletrocardiograma, quando detecta arritimia cardíaca", comparou a engenheira Sônia Costa, que trabalha no instituto.

O diretor-adjunto de Geociências do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes, disse que as modificações no nível do mar não foram preocupantes. "Houve uma alteração momentânea do nível do mar. O problema que pode acarretar é temporário, como a invasão do mar nas casas, se o nível da terra for abaixo do nível do mar. Não é nada permanente."

O IBGE é o órgão responsável por determinar as altitudes de pontos do território nacional. Essas altitudes são determinadas em relação ao nível médio do mar. Por isso o instituto tem estações maregráficas, que monitoram as alterações nas marés. Além das estações de Imbituba e Macaé, está em operação outra em Salvador. Outras duas serão inauguradas - uma em Fortaleza, outra em Belém ou Macapá.

Fortes explica que o IBGE faz parte de programas internacionais de monitoramento do nível do mar, que está mudando por conta do aquecimento global. "Hoje a média de elevação do nível do mar está em oito milímetros por ano. Isso é mais preocupante do que essas coisas esporádicas", disse o diretor. Em Jurujuba, bairro às margens da Baía de Guanabara, em Niterói, no Grande Rio, pescadores relataram que a água do mar invadiu terrenos e casas nos dias 26 e 27. Equipamentos da Marinha captaram variações de 30 centímetros a cada meia hora, entre as 22 horas do dia 26 e as 3 horas do dia 27. O normal é o mar crescer 30 centímetros ao longo de seis horas.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361153/visualizar/