Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 06:22

    Imprimir


Cientistas alemães descobriram uma nova forma de evitar a replicação do HIV, que provoca a aids, numa técnica que oferece uma nova esperança contra a crescente resistência do vírus aos atuais medicamentos.

Joachim Hauber, professor do Instituto Heinrich-Pette, de Hamburgo, disse à Reuters na terça-feira que sua equipe identificou uma proteína nas células humanas que é usada pelo HIV na sua reprodução e testou um composto químico que impede a ação dessa proteína.

Medicamentos como o AZT e os atuais inibidores de protease perdem eficácia com o uso porque agem sobre as proteínas virais, que podem sofrer mutações durante a replicação do HIV.

As células humanas são muito menos suscetíveis a mutações, e por isso os cientistas alemães se mostram otimistas com a proteína celular que foi isolada.

"Identificamos uma nova possibilidade, mas ainda não podemos julgá-la. Estamos longe de uma nova terapia", disse Hauber, acrescentando que normalmente um medicamento passa por entre cinco e dez anos de testes antes de ser lançado. "Não será uma terapia que estará disponível amanhã."

Hauber, cujas conclusões foram publicadas na edição deste mês da revista Journal of Clinical Investigation, disse que sua equipe testou durante 12 semanas a ação de um composto químico específico.

O resultado mostrou que o composto bloqueava consistentemente a multiplicação do vírus, que não apresentava sinais de desenvolver resistência à droga. Além disso, não houve efeitos colaterais aparentes, o que é um grande problema em remédios contra a aids.

Esse composto químico é uma droga experimental desenvolvida pela Cytokine PharmaSciences, dos EUA, para ser usada contra o Mal de Crohn, doença que provoca uma inflamação crônica do intestino delgado.

O HIV, que afeta cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, é incurável, mas coquetéis de drogas antiretrovirais podem manter a doença sob controle durante anos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361415/visualizar/