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Politica Brasil
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 16:32

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O Governo do Estado está revitalizando os corredores de exportação de Mato Grosso. Um dos obstáculos para o desenvolvimento do setor é a condição das rodovias federais (BR’s). Segundo relatório, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Transportes (CNT) em 2003, 89,5 % dos trechos considerados péssimos, em Mato Grosso, estão localizados em rodovias federais.

No relatório de 2004, o trecho de Alta Floresta à Cuiabá foi considerado o décimo primeiro no ranking dos piores do Brasil. São 27,7% do percurso em rodovias estaduais e 72% do percurso na BR-163, que é de responsabilidade federal.

O comprometimento das vias federais recai sobre o valor do produto agrícola estadual, decorrente dos prejuízos no transporte. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transportadores de Carga (ABTC), o consumo de combustível dos caminhões aumenta aproximadamente 57%, os custos operacionais aumentam 37% e os produtores perdem 18% da produção nos encostamentos das estradas.

Para melhorar as condições de transporte, além de recuperar e pavimentar rodovias, o governo investe na estruturação do sistema de transporte Multimodal, no qual o produtor utiliza mais de uma modalidade de transporte. O objetivo da mudança de vias é a diminuição de custos, o que proporcionará uma maior competitividade da produção agrícola nacional.




Fonte: Redacao com assesoria

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