Jornada de Cardiogeriatria oferece Curso de Eletrocardiograma
Disponível desde o início do século passado, o Eletrocardiograma(ECG) ainda é considerado indispensável na investigação de várias doenças cardíacas. O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. Com ele é possível identificar padrões normais e anormais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.
“O eletrocardiograma é o exame cardiológico mais antigo e simples , porém um dos mais eficazes no fornecimento de informações para o médico sobre o atual quadro do coração daquele paciente. Ele é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial de isquemias cardíacas que levam ao infarto”, afirma a médica cardiologista Débora Andréa Castiglioni Alves.
Segundo ela, a Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso(SBC/MT) resolveu oferecer o curso de eletrocardiograma a pedido de médicos e estudantes como forma de atualização para uma interpretação mais precisa do exame. “Apesar do eletro ser um exame simples, ele exige estudo e atualização para que não seja feita uma interpretação errônia do quadro clínico do paciente. A interpretação correta pode evitar a perda de uma vida”, alerta Débora.
O curso será ministrado no dia 23 de novembro durante a 12ª Jornada de Cardiogeriatria,no Hotel Deville, pelo especialista Eduardo Luis Guimarães Machado de Minas Gerais que é Mestre em Cardiologia, professor e Coordenador do Curso de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; professor do núcleo de pesquisa Cardiovascular e Pós-Graduação das FCM-MG; Chefe do serviço de Ergometria da Santa Casa e Hospital São Lucas de Belo Horizonte; professor do Curso de Pós-Graduação da PUC-MG.
Público Alvo – Médicos Cardiologistas; Clínicos Gerais; Intensivistas; Médicos de Outras Especialidades; Médicos Residentes e estudantes de medicina
Informações podem ser obtidas na SBC/MT que fica na Av. Isaac Póvoas, 1251 sala 302 - 3º andar, Edifício Nacional Palácio - Cuiabá/MT ou pelo telefone (65) 3324-1638-ou pelo email sbcmt@uol.com.br
Comentários