Cuiabá terá programação especial no Dia Mundial de Combate à Diabete
Dez por cento da população mundial. Essa é a parcela estimada de diabéticos no globo terrestre, segundo estudo divulgado neste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, conforme levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Diabetes, a estimativa é que aproximadamente 12 milhões de cidadãos sofrem com a doença. O Ministério da Saúde alerta que 500 novos surgem a cada dia.
No intuito de chamar a atenção para o tema, especialmente no que diz respeito à prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, a Unimed Cuiabá realiza, entre os dias 12 e 14 de novembro, uma programação especial nas unidades das Farmácias Unimed CPA, Jardim Cuiabá e Barão de Melgaço. Na quarta-feira (14), especialmente, além das ações de saúde com medição gratuita de glicemia e aferição de pressão arterial, será servido um café da manhã diet aos clientes. A intenção é incentivar o consumo de alimentos saudáveis. A ação é realizada no Dia Mundial do Diabetes, criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a OMS, uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. As atividades também contribuem no sentido de reduzir o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
Para o presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco de Almeida Duarte, a iniciativa vai ao encontro da filosofia da Cooperativa que é promover saúde. “Queremos sempre oferecer aos nossos clientes as melhores condições para viverem plenamente com saúde”, disse. Na ocasião, será lançado ainda o projeto de Atenção Farmacêutica, oferecendo aos clientes todos os dias aferição de pressão arterial e as terças e quintas, das 9h às 12h e das 14h às 19h, medição gratuita de glicemia. As ações são gratuitas e serão realizadas permanentemente nas Farmácias CPA e Jardim Cuiabá. Caso seja detectada alguma anomalia, é sugerido ao cliente o encaminhamento junto à Escola de Autocuidado, do Unimed MAIS, local onde será possível orientação e acompanhamento mais adequado do quadro apresentando pelo paciente por meio de equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, nutricionista, auxiliar de enfermagem, farmacêutico).
Doença - A Sociedade Brasileira de Diabetes explica que o diabetes está relacionado à má utilização da glicose pelo organismo, ou seja, quando há a elevação deste carboidrato no sangue. Atualmente, a doença é classificada entre tipo 1 e tipo 2, e pode ser apresentada em familiares de pessoas que já tenham a doença, indivíduo com idade superior a 45 anos, quem apresenta excesso de peso, pressão e colesterol alto.
Entre os principais sintomas da doença está o ato de urinar excessivamente, ter bastante sede, aumentar o apetite, perder peso, apresentar cansaço, como também ter vistas embaçadas e turvas.
Comentários