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Parlamentares firmam um pacto para construir estrada
Esforço conjunto entre parlamentares e empresários bolivianos para priorizar a construção da rodovia Cuiabá - Santa Cruz, em seu trecho Cáceres a Concepción, e a desburocratização para simplificar o trânsito de mercadorias e pessoas entre os dois países foram as principais conclusões do 1º Encontro Interparlamentar de Integração, realizado sábado, em San Matias, Bolívia.
A reunião também definiu por institucionalizar reuniões trimestrais dos dois países entre representantes do Executivo e dos empresários e criação de Comissão Especial de Promoção do Desenvolvimento Fronteiriço, em nível parlamentar, com plano de trabalho, metas e sistema de avaliação.
Ambos países entendem que a meta de momento é concluir 10 km do Destacamento Corixa, na divisa Brasil-Bolívia, até a área urbana da cidade boliviana. Dali, até Concepción, um trecho de 350 km necessita de asfalto para completar todo o trecho Cuiabá - Santa Cruz, com 1.100 km de rodovia pavimentada.
Para o trecho maior, tanto o vice-presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PPS), quanto a senadora Serys Slhessarenko (PT) e a deputada federal Celcita Pinheiro (PFL) se prontificaram a auxiliar na interlocução para que o governantes dos dois países priorizem US$ 50 milhões para a região, dos US$ 300 milhões assinados entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo boliviano.
Turismo
Empresários, em especial do segmento turístico, de ambos os lados da fronteira demonstraram interesse na concretização da rodovia para incrementar os negócios do setor. Em San Matias, a população é de 7 mil pessoas, dos quais pelo menos 5%, segundo autoridades locais, estão em condições de fazer turismo, receptivo ou de negócios.
Ambos os lados têm atrativos: Mato Grosso com o Pantanal para estender viagens de turistas europeus que chegam à Bolívia, e empresários bolivianos do setor mostrariam a riqueza da arte barroca em igrejas e espaços públicos, resultados da colonização jesuítica em municípios como San Ignacio, San Rafael e San Jose.
Savi observa ganhos no longo prazo com países da Costa do Pacífico e na própria área de influência da fronteira, com o estreitamento das relações comerciais e dos acordos diplomáticos bilaterais.
Segundo o ex-deputado e consultor da mesa diretora da Assembléia, José Lacerda, o turismo deve ser, de imediato, a área beneficiada com o asfalto. A coordenadora dos trabalhos e presidente da Brigada Parlamentar Cruceña, deputada Norah Soruco de Salvatierra, disse ser necessário uma posição pró-ativa e técnica entre empresários do setor da construção civil para encaminhar o asfalto da rodovia.
A reunião também definiu por institucionalizar reuniões trimestrais dos dois países entre representantes do Executivo e dos empresários e criação de Comissão Especial de Promoção do Desenvolvimento Fronteiriço, em nível parlamentar, com plano de trabalho, metas e sistema de avaliação.
Ambos países entendem que a meta de momento é concluir 10 km do Destacamento Corixa, na divisa Brasil-Bolívia, até a área urbana da cidade boliviana. Dali, até Concepción, um trecho de 350 km necessita de asfalto para completar todo o trecho Cuiabá - Santa Cruz, com 1.100 km de rodovia pavimentada.
Para o trecho maior, tanto o vice-presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PPS), quanto a senadora Serys Slhessarenko (PT) e a deputada federal Celcita Pinheiro (PFL) se prontificaram a auxiliar na interlocução para que o governantes dos dois países priorizem US$ 50 milhões para a região, dos US$ 300 milhões assinados entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo boliviano.
Turismo
Empresários, em especial do segmento turístico, de ambos os lados da fronteira demonstraram interesse na concretização da rodovia para incrementar os negócios do setor. Em San Matias, a população é de 7 mil pessoas, dos quais pelo menos 5%, segundo autoridades locais, estão em condições de fazer turismo, receptivo ou de negócios.
Ambos os lados têm atrativos: Mato Grosso com o Pantanal para estender viagens de turistas europeus que chegam à Bolívia, e empresários bolivianos do setor mostrariam a riqueza da arte barroca em igrejas e espaços públicos, resultados da colonização jesuítica em municípios como San Ignacio, San Rafael e San Jose.
Savi observa ganhos no longo prazo com países da Costa do Pacífico e na própria área de influência da fronteira, com o estreitamento das relações comerciais e dos acordos diplomáticos bilaterais.
Segundo o ex-deputado e consultor da mesa diretora da Assembléia, José Lacerda, o turismo deve ser, de imediato, a área beneficiada com o asfalto. A coordenadora dos trabalhos e presidente da Brigada Parlamentar Cruceña, deputada Norah Soruco de Salvatierra, disse ser necessário uma posição pró-ativa e técnica entre empresários do setor da construção civil para encaminhar o asfalto da rodovia.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362638/visualizar/
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