Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 20:27

    Imprimir


Os governadores chegaram a um entendimento com o governo para serem ressarcidos da desoneração das exportações. Depois de três horas de reunião com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ficou decidido que os estados receberão R$ 5,2 bilhões no Orçamento do ano que vem.

Se houver excedente da arrecadação prevista no projeto, parte dele será destinada aos estados. Esse acordo deverá ser fechado formalmente somente na segunda-feira.

Uma comissão será criada para avaliar durante os três primeiros meses do ano o comportamento da arrecadação do governo. Com o ganho a mais será criado o que o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, chamou de "prêmio sucesso". "Estamos trabalhando", disse Palocci ao se despedir dos governadores na porta do ministério.

Para Rigotto, esse é apenas o início da negociação e há possibilidade nos três primeiros meses do ano chegar R$ 6 bilhões para compensação. De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin o prêmio sucesso será proporcional ao excedente de arrecadação, mas a discussão ainda está vaga. Ele argumentou que o Brasil não pode exportar custos.

"Foram as exportações que ajudaram a gerar riquezas no Brasil". O esboço de acordo desenhado hoje tem o aval do Rio de Janeiro, um dos estados mais irredutíveis na questão.

Entretanto, o governo tentará achar uma forma de não punir os estados importadores, como é o caso do Amazonas. Até segunda-feira a Fazenda deverá estudar uma lei mais homogênea para resolver o assunto.




Fonte: InvestNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362741/visualizar/