Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 10:05

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura (Sec) em 2004 promoveu uma reviravolta positiva no setor cultural mato-grossense. Entre os investimentos consta a recuperação da Igreja do Bom Despacho, um dos principais cartões postais de Cuiabá, a Casa Cuiabana, a Casa Canônica de Diamantino e a Igreja Nossa Senhora da Guia de Várzea Grande. A Igreja do Rosário e São Benedito e a Igreja Nosso Senhor dos Passos também serão revitalizadas. Atualmente a Secretaria de Cultura acompanha outros 14 projetos de recuperação do Patrimônio Histórico no Estado.

Um inventário do Centro Histórico da Capital já começou a ser realizado e o Palácio da Instrução foi reinaugurado em dezembro. As ações de recuperação do patrimônio de Mato Grosso contam com várias parcerias da iniciativa privada e a estimativa de investimento deste setor superam a cifra de R$ 1,5 milhão.

O Centro Cultural Casa Cuiabana, espaço ligado à Secretaria de Estado de Cultura, possui hoje doze oficinas de música, dança e teatro, atendendo por mês a média de 70 alunos. O espaço abriga eventos como lançamentos de livros, saraus e outros eventos culturais. A estimativa é que de mil a 1.500 pessoas passem pelo local por mês. A Secretaria está capacitando gratuitamente 45 regentes para Bandas Municipais em Mato Grosso. A primeira etapa do curso, ministrada pela maestrina Érika Hindrikson, regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, aconteceu entre os meses de agosto de novembro. Trinta e quatro novos maestros são do Interior do Estado. Durante as aulas realizadas em Cuiabá (um final de semana por mês) eles tiveram todas as despesas de hospedagem e alimentação pagas pela Secretaria.

Curso de técnica vocal gratuito acontece de segunda a quinta-feira com a participação de 28 cantores. As aulas são ministradas pelo maestro Carlos Taubaté, pelo professor de Canto, André Vilani, e a pianista Gisele Mussi. A oficina começou em agosto e encerra este mês. O objetivo é a formação de novos grupos vocais, que futuramente possam implantar uma Escola de Canto em Mato Grosso.

As duas galerias da Sec abrigaram 20 exposições este ano, atendendo a 153 artistas visuais de vários municípios do Estado. Até o mês de novembro aproximadamente 3.500 pessoas prestigiaram as mostras.

SALÃO – A Secretaria de Cultura apoiou também, através da Lei Estadual de Incentivo e do Fundo Estadual de Cultura, dezenas de exposições de artes plásticas no Estado. Entre elas o 22º Salão Jovem Arte que recebeu 588 obras inscritas de todas as regiões do Estado. A mostra final reuniu 68 trabalhos, entre selecionados e premiados.

O projeto Arte Cênica Itinerante mobilizou em um mês (agosto) 220 artistas de 11 grupos de teatro e dança pelo Estado, levando espetáculos para dez municípios, garantindo um público estimado em aproximadamente 7 mil pessoas.

No mês de novembro a Secretaria de Estado de Cultura mobiliza mais de dez grupos de dança, teatro e músicos em apresentações realizadas em praças e escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. Somente no dia 05 de novembro, Dia da Cultura, 1.500 pessoas prestigiaram os espetáculos realizados na Praça Ipiranga.

A Secretaria de Estado de Cultura apóia também várias iniciativas artísticas pelo projeto Cultura na Praça, em Cuiabá. Quarta-feira tem samba na Praça Ipiranga, quinta tinha Rasqueado na Praça Caetano de Albuquerque e sexta tem Sambas e Choros na Praça do Popular.

Para exemplificar a importância econômica do projeto, vale citar que apenas a Rua do Rasqueado gerou ao longo de sete meses um total de 53 empregos diretos, sem contar empregos indiretos e vendedores ambulantes. Foram 30 eventos realizados todas as quintas-feiras na praça Caetano Albuquerque, região dos calçadões. A média de público por evento era de mil pessoas. Nos locais apresentaram mais de 40 bandas, artistas e grupos de danças folclóricas.

De setembro a novembro o Ganha Tempo, espaço administrado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), recebeu mais de 15 diferentes apresentações de grupos musicais, folclóricos, cênicos e artistas plásticos.

PIXINGUINHA – Outro projeto que mobilizou a arte musical no Estado foi o Pixinguinha da Fundação Nacional das Artes (Funarte/Ministério da Cultura) adotado pela Secretaria de Estado de Cultura, como coordenadora e patrocinadora local de shows nacionais com profissionais de todo país da Música Popular Brasileira.

Além de garantir à população a oportunidade de prestigiar espetáculos nacionais e promover o intercâmbio entre os músicos de vários Estados, as duas primeiras edições deste ano (setembro e outubro) os shows arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos, numa parceria da Secretaria de Estado de Cultura com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Duas mil e quinhentas pessoas assistiram aos espetáculos (até outubro).

A Secretaria lançou também o Curso Técnico de Artes Dramáticas – Ator, em parceria com o Senac. Ele será aberto para 40 vagas, sendo 18 destinados a pessoas do interior do Estado, que terão despesas de estadia e alimentação custeadas pelo órgão.

Em dezembro aconteceu o Encontro da Diversidade Cultural de Mato Grosso, no qual foram oferecidos gratuitamente cursos, palestras e mesas-redondas com profissionais de renome nacional, finalizando com a eleição do Conselho Estadual de Cultura e desfile com bandeiras de todos os municípios.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362835/visualizar/