Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 11 de Novembro de 2012 às 16:24

    Imprimir


Policiais civis flagraram 14 pessoas extraindo madeira ilegalmente de uma área de floresta nativa em União do Sul, a 719 quilômetros de Cuiabá, neste sábado (10), durante a operação "Ouro Verde". Segundo a Polícia Civil, os suspeitos devem ser autuados por furto qualificado de madeira,  além de crimes ambientais, como armazenamento e transporte de produto florestal sem licença; uso de motosserra sem licença; e extração, corte e dano de vegetação em propriedade particular sem licença do órgão ambiental.

Dos 14, quatro são adolescentes que trabalhavam como motorista e tratorista do grupo. Os menores foram devolvidos aos pais. Foram apreendidos oito caminhões, sendo que sete estavam carregados de toras, bem como m trator empilhadeira, um veículo utilitário, duas motosserras e uma espingarda. A madeira apreendida corresponde a mais de 80 metros cúbicos em toras derrubadas clandestinamente, conforme a polícia.

A operação na região começou há quatro dias e é conduzida por 12 policiais civis. De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Carlos Fernando Cunha, um morador da cidade é apontado como o principal responsável por toda a derrubada de árvores da propriedade. O suspeito era mecânico que hoje acumula bens na região, segundo a polícia.

O morador é o dono da empilhadeira e de dois dos caminhões apreendidos na operação policial e organiza a exploração da área, contratando pessoas para derrubar às arvores. Ele também aluga caminhões para transportar as toras até as madeireiras para onde é vendido o produto florestal.

Uma das estratégias adotada pelo suspeito é a retirada da madeira da floresta no período noturno e a utilização de “olheiros” nas estradas para fugir da ação policial. “Desta vez apreendemos pouca madeira, mas pegamos o pessoal trabalhando na área e confirmamos nos autos o mandante”, disse o delegado.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36322/visualizar/