Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 10:27

    Imprimir


O atendimento às pessoas portadoras de distúrbios mentais e de comportamento, em Mato Grosso, segue a técnica de humanização e inclusão social. Essa política foi comprovada na inauguração da nova ala feminina do Adauto Botelho, com 50 leitos, que faz o atendimento interno de recuperação da auto-estima e de integração do paciente à sociedade e ao convívio familiar. Na ocasião foi entregue aos usuários do Adauto Botelho, uma lavanderia e foi aberto o Pronto Atendimento do Hospital Dia.

O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, deixaram claro que as ações do governo devem levar os benefícios os serviços de Saúde até o cidadão que necessita de atendimento. "O compromisso do governo é arrecadar e gastar bem esses recursos transformando-os em serviços, no bom cumprimento da missão. No caso específico dos portadores de distúrbios mentais a missão do governo é prestar o atendimento de excelência, de acordo com a necessidade do cidadão", afirmou Maggi.

Em janeiro de 2005, segundo anúncio do secretário Marcos Machado, "iremos inaugurar a unidade de atendimento de Álcool e Drogas, com 40 leitos, e o Lar Abrigado, que vai atender a 30 pacientes antes assistidos pela Prosol". Em março de 2005, o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi) ganhará uma sede própria além de novas instalações para adequação dos serviços. O objetivo é chegar ao estado ideal de enfermarias com quatro leitos sendo atendidas por um banheiro. Além do reforço da equipe multi-profissional que inclui a aquisição de fisioterapeuta.

Um exemplo do atendimento humanizado é o caso de uma paciente, moradora de rua, que chegou no Adauto Botelho gestante e com problemas de distúrbios mentais. A equipe a recolheu, deu todo o atendimento pré-natal e, na semana que passou, ela ganhou um bebê. Junto com a equipe médica, esse bebê está sendo cuidado pela própria mãe com amamentação e cuidados especiais.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363319/visualizar/