Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Dezembro de 2004 às 18:39

    Imprimir


O Governo do Estado inaugurou 50 novos leitos no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, situado na região do Coxipó, em Cuiabá. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (20/12), com a presença do governador Blairo Maggi.

Os leitos serão utilizados para o tratamento de mulheres portadoras de transtornos mentais e comportamentais, que necessitam de internamento. De acordo com o diretor geral do Ciaps, Rodrigo Sérgio Rodrigues, a obra fortalece a política de humanização no atendimento dos pacientes.

Segundo o diretor, esse trabalho conseguiu reduzir o número de internação de mulheres no Adauto Botelho de 737 (em 2003) para 412 (até outubro deste ano). "Quando humanizamos a internação, o resultado do tratamento é mais rápido, mas não deixamos de dar assistência aos familiares e prepará-los para receber a paciente em casa sem rejeição, pois fazemos um trabalho completo", disse.

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, frisou que a adequação proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores. Ele anunciou que a ala masculina do Adauto Botelho também vai passará por adequação no próximo ano. "Dessa maneira, os pacientes passam a ter um tratamento mais digno", afirmou. Machado ainda anunciou que, seguindo o processo de interiorização da Saúde, a população da região Sul do Estado será beneficiada com a construção de um hospital especializado em tratamento de dependentes de álcool e drogas, no município de Guiratinga.

O governador Baliro Maggi ressaltou que todas as alas antigas do hospital serão reformadas. Durante a inauguração ele destacou a importância do trabalho dos servidores da Saúde que atuam no Ciaps. "Em todos as áreas é fundamental o trabalho de qualidade dos servidores públicos. Na Saúde investimos muito dinheiro, mas os cidadãos só serão bem atendidos se houver empenho dos servidores", frisou.

O Ciaps possui um quadro composto por 280 profissionais. Neste ano, o centro já realizou mais de 25 mil atendimentos nas seis unidades que compõem o hospital: Hospital Dia, Centro de Apoio Psicossicial para dependentes químicos (CapsAD), Centro de Apoio Psicossocial Infanto-juvenil, unidade do Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho (internação) e Pronto Atendimento. Uma nova unidade está em fase de implantação, o local será utilizado para a internação de dependentes de álcool e drogas.

Além do secretário Marcos Machado, o chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena e o deputado estadual Pedro Satélite participaram da inauguração.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363460/visualizar/