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Governo do Estado entrega 100 km de asfalto no Médio-Norte
A população da região de Diamantino e São José do Rio Claro já comemora o resultado integral de uma das primeiras parcerias de infra-estrutura rodoviária firmadas entre o Governo do Estado, produtores rurais e Prefeituras. Foi inaugurada neste sábado (18), pelo governador Blairo Maggi, a pavimentação total da MT- 010, também denominada Rodovia Domingos Briante, que liga os dois Municípios e representa um marco no desenvolvimento da Região Médio Norte de Mato Grosso.
A obra, de 100 km - dos quais, 75 km foram entregues neste sábado e outros 25 km em 2003 -, foi executada em apenas 18 meses, ao custo de total de R$ 27 milhões. Em 56 quilômetros, a rodovia foi construída com uma plataforma de 12 metros de largura, com 2,5 metros de acostamento. O valor da obra por quilômetro - R$ 270 mil - representa um terço do que a União gasta para executar o mesmo serviço em rodovias federais, segundo dados da Secretaria de Estado de Infra-estrutura.
A estrada é vista como uma redenção para milhares de famílias, produtores - enfim, de todos que trafegam há muitos anos pelo trecho, que, em época de chuva, ficava praticamente intransitável, como relata o prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes. "Houve época em que levávamos dois, até três dias para chegar a São José, que era apenas distrito de Diamantino. Ficávamos atolado na estrada, sem ter como sair. Hoje, temos a felicidade de ver um sonho, com esforço de todos os envolvidos, ser concretizado", afirmou.
O presidente da Associação dos Beneficiários da MT-010, Luiz Carlos Ticianel, avalia que a administração direta, sem o uso de empreiteiras, é que deu agilidade às obras da rodovia, inclusive, minimizando os custos, uma vez que a previsão é de fossem gastos R$ 28 milhões.
"É, realmente, uma conquista sem preço para todos nós e melhor qualidade para todos os beneficiados, que tem ganho social, com melhor escoamento das safras e valorização da região", destacou Ticianel. E acrescentou: "A somatória de esforços, com a equipe que conduziu os trabalhos, sempre com supervisão do Governo, fez com chegássemos a uma obra de excelente qualidade".
Para o prefeito de São José do Rio Claro, Nelson Hübner, somente a determinação dos envolvidos no consórcio é que viabilizou a pavimentação. "As ações municipalistas do Governo do Estado estão proporcionando a milhares de famílias benefício e desenvolvimento em todas as áreas em nosso Estado".
"O esforço dos anônimos, pais de famílias, que não deixaram um minuto sequer de dedicar-se exaustivamente ao trabalho na rodovia, é que agiganta a importância dessa obra, que, ao lado de outras centenas, completa 1.313 quilômetros de novos asfaltos entregues somente neste ano à sociedade mato-grossense. É um exemplo a ser seguido em todo o País", ressaltou o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot.
Na oportunidade, Pagot sugeriu que outra parceria seja firmada para a pavimentação de 18 km, ligando o Município de Diamantino ao Chapadão dos Parecis. Trata-se de um trecho da BR-364.
"Essa obra representa o papel e o envolvimento conjunto de toda a sociedade e o Governo", lembrou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, presente à solenidade de inauguração do asfalto da MT-010, nas proximidades da Destilaria Libra, a 50 km de São José.
Com a rodovia, a produção de grãos, carnes, madeira, cana-de-açúcar, será escoada aos mercados com redução nos fretes, barateando os custos da cadeia produtiva. O Município de Diamantino plantou, para a safra 2004/05, 280 mil hectares de soja e 20 mil de algodão. O rebanho de suínos supera 110 mil animais e o gado bovino conta com 84 mil cabeças.
São José do Rio Claro plantou, para a mesma safra, 68 mil hectares de soja e 6,5 mil hectares de arroz. O Município teve origem a partir da colonização iniciada por Domingos Briante, paranaense de Marialva, que ganhou terras de Mato Grosso para colonizar.
PEDÁGIO
A rodovia será uma das primeiras a ser implantado o pedágio em Mato Grosso, projeto proposto pelo Governo do Estado e que está para ser votado, em segunda apreciação, na Assembléia Legislativa. O pedágio somente será cobrado dos veículos de uma tonelada acima e o recurso arrecadado será aplicado estritamente na manutenção das rodovias pavimentadas por meio dos consórcios entre Governo e associações de produtores. Carros de passeio, motos e motonetas estarão isentos da cobrança.
O governador Maggi destacou a ousadia da Associação dos Produtores em assumir os compromissos e finalizar a obra em tempo recorde. "Eles apostaram naquilo que foi difícil, mas não impossível de ser feito e realizaram a obra diferentemente de tudo que já tínhamos ouvido neste Estado: que asfalto era difícil e não dava para fazer onde tivesse população pequena. Assumimos aqui a responsabilidade de zelar pelo Estado em todas as suas necessidades e estamos cumprindo", destacou o governador, falando ainda das obras em habitação, educação e saúde. "Hoje, temos 823 obras em andamento em todas as áreas e estamos proporcionando condições para que a população se estruture e tenha condições de um dia andar sozinha", finalizou.
Participaram da inauguração os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot (Infra-estrutura), Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Alexandre Furlan (Indústria e Comércio), José Carlos Dias (Comunicação Social), Yênes Magalhães (Planejamento), Joaquim Sucena (Casa Civil), Waldir Teis (Fazenda), Augustinho Moro (adjunto de Administração), prefeitos da região, deputados estaduais e senador Jonas Pinheiro, além de autoridades locais.
A obra, de 100 km - dos quais, 75 km foram entregues neste sábado e outros 25 km em 2003 -, foi executada em apenas 18 meses, ao custo de total de R$ 27 milhões. Em 56 quilômetros, a rodovia foi construída com uma plataforma de 12 metros de largura, com 2,5 metros de acostamento. O valor da obra por quilômetro - R$ 270 mil - representa um terço do que a União gasta para executar o mesmo serviço em rodovias federais, segundo dados da Secretaria de Estado de Infra-estrutura.
A estrada é vista como uma redenção para milhares de famílias, produtores - enfim, de todos que trafegam há muitos anos pelo trecho, que, em época de chuva, ficava praticamente intransitável, como relata o prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes. "Houve época em que levávamos dois, até três dias para chegar a São José, que era apenas distrito de Diamantino. Ficávamos atolado na estrada, sem ter como sair. Hoje, temos a felicidade de ver um sonho, com esforço de todos os envolvidos, ser concretizado", afirmou.
O presidente da Associação dos Beneficiários da MT-010, Luiz Carlos Ticianel, avalia que a administração direta, sem o uso de empreiteiras, é que deu agilidade às obras da rodovia, inclusive, minimizando os custos, uma vez que a previsão é de fossem gastos R$ 28 milhões.
"É, realmente, uma conquista sem preço para todos nós e melhor qualidade para todos os beneficiados, que tem ganho social, com melhor escoamento das safras e valorização da região", destacou Ticianel. E acrescentou: "A somatória de esforços, com a equipe que conduziu os trabalhos, sempre com supervisão do Governo, fez com chegássemos a uma obra de excelente qualidade".
Para o prefeito de São José do Rio Claro, Nelson Hübner, somente a determinação dos envolvidos no consórcio é que viabilizou a pavimentação. "As ações municipalistas do Governo do Estado estão proporcionando a milhares de famílias benefício e desenvolvimento em todas as áreas em nosso Estado".
"O esforço dos anônimos, pais de famílias, que não deixaram um minuto sequer de dedicar-se exaustivamente ao trabalho na rodovia, é que agiganta a importância dessa obra, que, ao lado de outras centenas, completa 1.313 quilômetros de novos asfaltos entregues somente neste ano à sociedade mato-grossense. É um exemplo a ser seguido em todo o País", ressaltou o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot.
Na oportunidade, Pagot sugeriu que outra parceria seja firmada para a pavimentação de 18 km, ligando o Município de Diamantino ao Chapadão dos Parecis. Trata-se de um trecho da BR-364.
"Essa obra representa o papel e o envolvimento conjunto de toda a sociedade e o Governo", lembrou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, presente à solenidade de inauguração do asfalto da MT-010, nas proximidades da Destilaria Libra, a 50 km de São José.
Com a rodovia, a produção de grãos, carnes, madeira, cana-de-açúcar, será escoada aos mercados com redução nos fretes, barateando os custos da cadeia produtiva. O Município de Diamantino plantou, para a safra 2004/05, 280 mil hectares de soja e 20 mil de algodão. O rebanho de suínos supera 110 mil animais e o gado bovino conta com 84 mil cabeças.
São José do Rio Claro plantou, para a mesma safra, 68 mil hectares de soja e 6,5 mil hectares de arroz. O Município teve origem a partir da colonização iniciada por Domingos Briante, paranaense de Marialva, que ganhou terras de Mato Grosso para colonizar.
PEDÁGIO
A rodovia será uma das primeiras a ser implantado o pedágio em Mato Grosso, projeto proposto pelo Governo do Estado e que está para ser votado, em segunda apreciação, na Assembléia Legislativa. O pedágio somente será cobrado dos veículos de uma tonelada acima e o recurso arrecadado será aplicado estritamente na manutenção das rodovias pavimentadas por meio dos consórcios entre Governo e associações de produtores. Carros de passeio, motos e motonetas estarão isentos da cobrança.
O governador Maggi destacou a ousadia da Associação dos Produtores em assumir os compromissos e finalizar a obra em tempo recorde. "Eles apostaram naquilo que foi difícil, mas não impossível de ser feito e realizaram a obra diferentemente de tudo que já tínhamos ouvido neste Estado: que asfalto era difícil e não dava para fazer onde tivesse população pequena. Assumimos aqui a responsabilidade de zelar pelo Estado em todas as suas necessidades e estamos cumprindo", destacou o governador, falando ainda das obras em habitação, educação e saúde. "Hoje, temos 823 obras em andamento em todas as áreas e estamos proporcionando condições para que a população se estruture e tenha condições de um dia andar sozinha", finalizou.
Participaram da inauguração os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot (Infra-estrutura), Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Alexandre Furlan (Indústria e Comércio), José Carlos Dias (Comunicação Social), Yênes Magalhães (Planejamento), Joaquim Sucena (Casa Civil), Waldir Teis (Fazenda), Augustinho Moro (adjunto de Administração), prefeitos da região, deputados estaduais e senador Jonas Pinheiro, além de autoridades locais.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363483/visualizar/
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