Vitrine Artesanal está aberta ao Público
“É uma oportunidade de o artesanato de Mato Grosso mostrar a sua cara, mostrar que produz o belo e que sabe fazer peças com qualidade”, observou o governador Blairo Maggi, que participou da abertura oficial da exposição.
Para a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a Vitrine Artesanal significa cidadania, dignidade e valorização do artesão.
“Estou maravilhada com tudo. Preparamos esse espaço com muito esforço e carinho. Espero que a população possa apreciar, já que os produtos expostos são fabricados com muita competência e profissionalismo, eles já estão conquistando mercados internacionais, mas precisam ser conhecidos também dos cidadãos mato-grossense”, destacou Terezinha.
Mais de 24 mil profissionais do segmento atuam em Mato Grosso. Cerca de 76 artesãos de 15 municípios pólos participam com seus artigos da Vitrine Artesanal. Eles estão expondo mais de mil tipos de produtos de cerâmica, madeira, fibra, semente, trançado, pintura, que somam cerca de 6,5 mil peças, uma alternativa de presente natalino diferenciada da tradicional. O estoque das mercadorias está avaliado em R$ 84,2 mil.
Os artigos são identificados por código de barra para otimizar o sistema de compra. A comercialização é formatada como em um supermercado, com dois caixas para receber o pagamento dos produtos vendidos pelos próprios artesãos.
Além da qualidade dos artesanatos, duas réplicas - da Casa do Artesão com 250 metros quadrados e do programa Ganha Tempo, com 300 m² - prometem atrair mais de seis mil visitantes por dia, conforme estimativa da organização.
“Nosso objetivo é promover a riqueza do artesanato mato-grossense e colocar à disposição da população mercadorias de qualidade, funcionais e diversificadas", reiterou a secretária.
O projeto foi desenvolvido com apoio do Sebrae e com investimentos da Lei de Incentivo à Cultura.
Estão participando artesãos dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Vila Bela, Livramento, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Poconé, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Dom Aquino, Cáceres, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leverger.
Comentários