Professores iniciam 3ª fase de capacitação do Educom.Rádio
“Estamos na reta final do curso, por isso os professores que vão desenvolver esse trabalho precisam estar bem preparados. É importante lembrar que cada escola vai implantar o projeto de acordo com a realidade local”, explica o tutor de Mato Grosso Robson Braga.
Os professores estão sendo capacitados por profissionais da USP. O seminário será dividido em três fases, planejamento, oficinas e palestras. Nesses três dias, os servidores serão orientados de como desenvolver as ações nas escolas.
Durante as oficinas, os professores aprenderam como elaborar o programa de rádio, fazer uma reportagem, gravar e apresentar. “Depois que estiver tudo pronto vamos mostrar o trabalho pronto, para que eles tenham uma noção de como deve ser abordado o conteúdo do programa de rádio nas escolas”, ressalta um membro da equipe da USP, Mauro Soares.
As palestras serão ministradas pelo professor da Escola de Comunicação e Arte, Mauro Wilton de Souza, que falará sobre a importância da comunicação na educação. Outra convidada é uma das coordenadoras do projeto Educom.Rádio de São Paulo, Ana Maroto.
Nos próximos dias serão entregues os equipamentos para as escolas e cada unidade receberá um kit com vários instrumentos, no valor de R$ 4,5 mil. A previsão é que o projeto beneficie 2,8 mil estudantes e 420 membros das comunidades, trabalhando 20 alunos por turma.
PROJETO - O Educom.Rádio é desenvolvido em parceria do MEC e a USP desde 2001, em São Paulo. O objetivo é combater a violência dentro e fora da escola, além de possibilitar a interação entre a comunicação e educação. O projeto foi expandido para 455 escolas do município de São Paulo e para região Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Em Mato Grosso, a coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de São Paulo (USP).
Comentários