Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 14:10

    Imprimir


Os cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS) efetuarão hoje manobras preparatórias para o acoplamento da nave Progress M-51 previsto para acontecer no final deste mês, quando a nave chegará com alimentos e outros produtos vitais para a reposição da despensa a bordo, quase vazia. "Hoje será realizada uma revisão do sistema Kurs usado durante o acoplamento automático das naves de carga e tripuladas que chegam à ISS", disse o porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, Valeri Lindin.

Segundo Lindin, a revisão do sistema Kurs é uma manobra comum e obrigatória antes de qualquer acoplamento de naves russas na estação espacial. Também a partir de hoje, o cosmonauta russo Salizhan Sharipov e seu colega americano Leroy Chiao levarão a cabo outras atividades prévias ao engate da Progress M-51, o "cargueiro de Natal e Ano Novo" que, além de presentes, chegará com mais alimentos que de costume.

Segundo o programa de vôo elaborado pelo CCVE, a Progress M-51 deverá ser lançada no dia 24, da base de Baikonur, no Cazaquistão. Já o acoplamento está previsto para o dia 26.

O cargueiro transportará 2,5 toneladas de combustível, água, oxigênio e alimentos. Estes últimos chegarão em junto com sete contêineres extras, dois com comidas russas e cinco com produtos enviados pela Nasa (agência espacial americana).

Segundo recomendações da Nasa feitas na semana passada, Sharipov e Chiao reduziram suas refeições para prolongar o baixo estoque que há a bordo da ISS.

Se por alguma razão a Progress M-51 não chegar à Estação Internacional na data prevista, o CCVE mandará os dois cosmonautas voltarem à Terra no dia 30 de dezembro a bordo a nave russa Soyuz TMA-5, atualmente acoplada à plataforma espacial.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364397/visualizar/