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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 17:54
Por: Rosi Medeiros

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Metrologistas do setor de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) estão realizando, neste mês, a Operação Especial de Natal, nos supermercados de Cuiabá. Até a tarde desta terça-feira (14.12), dos 200 panetones recolhidos para pesagem no laboratório do instituto, 60 foram examinados e estavam em conformidade com as normas, ou seja, o peso indicado na embalagem correspondia ao peso real do produto.

Durante o mês, os fiscais irão percorrer as grandes redes de supermercados e os mercados de médio-porte dos bairros da Capital. A finalidade da fiscalização é conferir se os produtos consumidos nesta época do ano, como panetone, castanhas, frutas cristalizadas e aqueles fabricados especialmente para este período, como refrigerantes de 3 litros, o peso real está em conformidade com o que divulgado na embalagem.

“Os fiscais vão ao supermercado e coletam todas as marcas. De panetone, nós encontramos 13 marcas sendo vendidas na Capital”, explicou a gerente metrológica do setor de Pré-Medidos do Imeq, Jussara de Souza. De acordo com a gerente, a pretensão é realizar no ano que vem a fiscalização nos supermercados das cidades do interior do Estado. “Apesar de que geralmente as marcas encontradas na Capital são as mesmas vendidas no interior”, disse.

No ano passado, apenas uma marca de panetone foi reprovada pelos exames realizados pelo Imeq. “O fabricante teve que retirar o lote do mercado, para correção, e foi autuado”, informou Jussara. “A segurança que o consumidor tem com essa fiscalização é de saber que não serão enganados”, avaliou. Depois da autuação, o fabricante tem prazo para defesa junto ao setor jurídico do instituto, se a argumentação não for aceita ele será multado.

Caso o consumidor suspeite de irregularidades com a pesagem real do produto, as denúncias poderão ser encaminhadas para o setor de Pré-Medidos do Imeq pelo telefone: 624-8785 ou por meio do site do instituto, no endereço: www.imeq.mt.gov.br, onde poderá acessar o link “denúncia on-line” e fazer a sua reclamação. “Nós checamos todas as denúncias que chegam ao instituto. O consumidor não fica sem resposta”, disse a gerente do setor.




Fonte: Secom - MT

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