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Equipe da Seduc acompanha oficinas em escolas
Nesta segunda-feira (13.12) os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizaram, em Chapada dos Guimarães (65 km da capital), o acompanhamento do Programa de Gestão e Aprendizado Escolar (Gestar), a aplicação dos ciclos da Escola Ciclada e oficinas do projeto Aplauso.
Os projetos estão sendo desenvolvidos nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio do município, Coronel Rafael Siqueira e Prof.ª Ana Tereza Albernaítes, com o objetivo de verificar como as atividades são desenvolvidas nas escolas, ouvir sugestões e tirar as dúvidas dos professores.
“Cada equipe vai colher informações e ajudar o professor que ainda sente dificuldade em aplicar os trabalhos. Na Escola Ciclada, por exemplo, vamos pegar as informações para implementar a política dos ciclos do próximo ano”, ressalta o membro da equipe da Escola Ciclada da Seduc, José Eurípides Couto.
A professora Maria Catarina Goulart, da escola Profª Ana Tereza, destaca que para atender a necessidade do aluno, o professor tem o dever de acompanhar o estudante dentro e fora da sala de aula. “A Escola Ciclada exige do professor uma atenção especial com o aluno, pois temos que fazer uma ficha completa sobre o comportamento e a atuação dele dentro de sala”, disse.
Outro projeto avaliado pela equipe da seduc, o ‘Aplauso’ é aplicado nas duas unidades de Chapada dos Guimarães. A fanfarra, produção de textos, leitura e interpretação estão entre as mais freqüentadas pelos alunos. De acordo com a professora Neiza Pinto, coordenadora do Ciclo e do Aplauso, da escola Coronel Rafael Siqueira, o resultado de toda essa freqüência é o reflexo do bom desempenho do aluno nas disciplinas.
Além disso, a escola Ana Tereza desenvolve atividades extra-curriculares como pintura, atividades esportivas, dança de rua e horta, onde 270 alunos participam e até aulas de reforço.
“A maioria dos alunos da zona rural que freqüentam a 3ª série, não sabiam escrever, as aulas de reforço têm ajudado essas crianças”, acrescenta professora Maria Catarina Goulart.
O coordenador do projeto Aplauso, Marconi Dantas, alerta as escolas sobre o prazo de enviar para a Seduc o projeto com pedido de criação de projetos extra-curriculares como as que são praticadas pela escola Ana Tereza .”As escolas têm até o dia 31 de janeiro de 2005, para o mandar pedido com a solicitação de implantação de projetos do Aplauso”, afirma.
O programa de Gestão e Aprendizado Escolar (Gestar), parceria do Fundo Escola do Ministério da Educação (Mec) entra na reta final com a formação dos professores em 8 oficinas. “Por meio do programa formamos os servidores da educação para que estejam passando ao aluno o aprendizado”, explica Zene Arantes da equipe do Gestar.
Os projetos estão sendo desenvolvidos nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio do município, Coronel Rafael Siqueira e Prof.ª Ana Tereza Albernaítes, com o objetivo de verificar como as atividades são desenvolvidas nas escolas, ouvir sugestões e tirar as dúvidas dos professores.
“Cada equipe vai colher informações e ajudar o professor que ainda sente dificuldade em aplicar os trabalhos. Na Escola Ciclada, por exemplo, vamos pegar as informações para implementar a política dos ciclos do próximo ano”, ressalta o membro da equipe da Escola Ciclada da Seduc, José Eurípides Couto.
A professora Maria Catarina Goulart, da escola Profª Ana Tereza, destaca que para atender a necessidade do aluno, o professor tem o dever de acompanhar o estudante dentro e fora da sala de aula. “A Escola Ciclada exige do professor uma atenção especial com o aluno, pois temos que fazer uma ficha completa sobre o comportamento e a atuação dele dentro de sala”, disse.
Outro projeto avaliado pela equipe da seduc, o ‘Aplauso’ é aplicado nas duas unidades de Chapada dos Guimarães. A fanfarra, produção de textos, leitura e interpretação estão entre as mais freqüentadas pelos alunos. De acordo com a professora Neiza Pinto, coordenadora do Ciclo e do Aplauso, da escola Coronel Rafael Siqueira, o resultado de toda essa freqüência é o reflexo do bom desempenho do aluno nas disciplinas.
Além disso, a escola Ana Tereza desenvolve atividades extra-curriculares como pintura, atividades esportivas, dança de rua e horta, onde 270 alunos participam e até aulas de reforço.
“A maioria dos alunos da zona rural que freqüentam a 3ª série, não sabiam escrever, as aulas de reforço têm ajudado essas crianças”, acrescenta professora Maria Catarina Goulart.
O coordenador do projeto Aplauso, Marconi Dantas, alerta as escolas sobre o prazo de enviar para a Seduc o projeto com pedido de criação de projetos extra-curriculares como as que são praticadas pela escola Ana Tereza .”As escolas têm até o dia 31 de janeiro de 2005, para o mandar pedido com a solicitação de implantação de projetos do Aplauso”, afirma.
O programa de Gestão e Aprendizado Escolar (Gestar), parceria do Fundo Escola do Ministério da Educação (Mec) entra na reta final com a formação dos professores em 8 oficinas. “Por meio do programa formamos os servidores da educação para que estejam passando ao aluno o aprendizado”, explica Zene Arantes da equipe do Gestar.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364904/visualizar/
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