Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 13:06
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A forma de produção e comercialização do biodiesel em Mato Grosso será discutida nesta terça-feira (14.12). O andamento do Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Probiomat) será discutido em uma reunião, às 9h, na Fapemat. Nela serão definidas as diretrizes do programa, buscando estabelecer, por exemplo, que tipo de planta oleaginosa será cultivada no Estado e o incentivo ao plantio em assentamentos organizados.

A reunião contará com a presença do técnico do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Roberto Terras, e da consultora do ministério, Edna Carmélio, além de representantes Incra, da Empaer e da Embrapa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), da UFMT, da Unemat, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), do MST e do Intermat.

“Vamos definir que rota seguiremos no estado, tratando de temas como a comercialização, por exemplo”, disse o coordenador geral de Convênios e Projetos da Fapemat, Alexandre Golemo. Ele informa que há uma grande possibilidade de que a cultura escolhida para o plantio em Mato Grosso seja o girassol que, além de apresentar melhor adaptação à região, produz uma boa quantidade de óleo.

As discussões sobre a produção do biodiesel estão avançando em todo o país após a edição da Medida Provisória que regulamenta a produção e a comercialização do combustível Brasil, lançada pelo Governo Federal há uma semana. A medida autoriza a adição de 2% de biodiesel ao diesel comum à partir de 2005.

Para Mato Grosso, essa porcentagem significará uma redução de 800 milhões de litros de diesel importado, o que significará uma economia de R$ 36 milhões por ano. Além disso, há os ganhos para o ambiente. “O acréscimo de 2% diminuirá em 8% a emissão de fuligem”, explica Golemo.

Ele informa que, para o consumidor final as mudanças não serão notadas, uma vez que o preço do novo combustível será o mesmo que o do diesel comum e que para utilizar a mistura não é necessário fazer nenhum tipo de mudança no motor do veículo.

“Além disso, nosso biodiesel será produzido com o nosso próprio álcool, que é uma fonte renovável. Outros países produzem o biodiesel com o uso do metanol, que é derivado do petróleo”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365028/visualizar/