Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 10:32

    Imprimir


O Centro de Tratamento de Esgoto (CTE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cuja reforma foi inaugurada ontem, vai refletir na proteção ambiental da sub-bacia do Córrego Barbado, que corta o bairro Jardim das Américas e o campus da UFMT. Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, a entrega da primeira etapa foi incluída nas comemorações dos 34 anos da instituição.

"A segunda etapa será o melhoramento das condições, com a construção de um sistema de tratamento de gases, que serão tratados por dispersão ou queima", disse o engenheiro sanitarista João Batista Xavier, responsável pelo manutenção e operação do esgoto doméstico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Se necessário, com o crescimento da demanda poderão ser construídos mais dois módulos iguais ao entregue hoje, diz.

A estação fica próxima ao Ginásio de Esportes (ao fundo do campus) e tem a finalidade de atender à UFMT e à terceira etapa do bairro Jardim das Américas. A vazão de tratamento é de 20 litros por segundo, o que equivale a uma população de 8 mil pessoas. O restante do esgoto do Jardim das Américas é tratado pela estação Carmindo de Campos.

O CTE foi construído em 1982 e está há, aproximadamente, 16 anos sem funcionamento. Mediante documento de parceria assinada entre o reitor da UFMT, Paulo Speller, e o presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Marcelo Oliveira, ficou acordado que a recuperação em duas etapas. Nesta primeira, foi feita a recuperação dos dois tanques de decantação, de dois filtros e do leito de secagem para tratamento de lodo. Na segunda etapa, ainda sem previsão de início, será elaborado um projeto de Sistema de Tratamento de Gases, feita a compra de mais uma bomba para a Estação Elevatória e a construção de uma Estação Piloto para pesquisa.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365072/visualizar/