Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 09:57
Por: Ana Moreira

    Imprimir


O Fórum Institucional de Gestores – Cultura Brasil Central agora é oficial. O regimento e as primeiras diretrizes para 2005 foram traçadas em encontro realizado em Cuiabá, de 09 a 11 de dezembro, durante o Encontro da Diversidade Cultural, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

Secretários de Estado e de todos os municípios do Centro-Oeste e de Tocantins vão integrar o Fórum, que contará ainda com representação da Fundação Nacional de Arte (Funarte).A diretoria é composta pelos secretários dos Estados e Distrito Federal e um representante de secretários municipais e da Funarte.

Entre os projetos a serem desenvolvidos inicialmente estão a criação de um selo Brasil Central para produtos e serviços culturais da região e um circuito de eventos em que cada Estado abrirá para o intercâmbio dos agentes culturais parceiros. Ações políticas para descentralizar os projetos e os recursos do governo federal também foram traçadas.

Participaram do encontro os secretários de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, de Mato Grosso do Sul, Silvio Nucci, os presidentes de Fundações Culturais de Tocantis e de Mato Grosso do Sul, Meire Maria Monteiro e Pedro Ortale, o secretário municipal de Cultura de Goiânia (GO), Sandro Lima, o conselheiro municipal de Barra do Garças (MT), Divino Arbués, além da secretária-adjunta de Cultura de Mato Grosso, Eliana Bess e o assessor para Assuntos Estratégicos da Secretaria de Estado de Mato Grosso, Leandro Carvalho.

A Fundação Nacional de Arte (Funarte) se posicionou através do coordenador de Representação Funarte Brasil-Central, Claudinei Pirelli, e o gerente de Promoção da Funarte, Leonardo Hernandes.

A primeira diretoria do Fórum será coordenada pelo secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. O gestor cultural Leandro Carvalho foi escolhido pelo grupo como o coordenador executivo da primeira gestão, que integra ainda Pedro Ortale (MS), Meire Maria (TO), Pedro Bório (DF), Nasr Chaul (GO), Sandro Ramos (Goiânia) e Claudinei Pirelli (Funarte).

Além do selo e de um circuito de eventos entre os Estados, está em debate uma agenda cultural unificada, o banco de dados, o Circuito Cultura Brasil-Central, um programa de rádio e a participação na maior Feira da Indústria Fonográfica Mundial – o Midem, que acontece na França no final do mês de janeiro de 2005.

O próximo encontro de Gestores do Brasil-Central está marcado para acontecer na próxima sexta-feira (17.12), em Brasília (DF). Na oportunidade, cada Estado levará uma agenda de eventos para integrar ações conjuntas.

DESCENTRALIZAÇÃO - O Ministério da Cultura foi representado pelo seu secretário de Articulação Institucional, Márcio Meira. Participando do Encontro da Diversidade Cultural ele explanou aos integrantes do Brasil-Central e todos os representantes de municípios de Mato Grosso sobre o novo Sistema Nacional de Cultura e respondeu a várias indagações sobre a centralização de projetos e recursos do governo federal na região Sudeste do país.

“Compreendemos que a realidade não é a adequada, mas estamos nos esforçando para mudar este cenário com os novos editais em todas as áreas. Estar aqui em Mato Grosso participando deste Encontro promovido pela Secretaria de Estado é confirmar que somente juntos vamos construir uma política nacional de cultura democrática”, respondeu o representante no MinC.

MULTIPLICAÇÃO – Todos os participantes do Encontro Brasil-Central elogiaram a iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em promover o Encontro da Diversidade Cultural. “A intenção de intercâmbio e formação deste evento deve ser parabenizada e servir como modelo”, afirmou a presidente da Fundação Cultural de Tocantis, Meire Maria.

Para -o secretário de Cultura de Mato Grosso do Sul, Silvio Nucci, a agenda de debates e as apresentações artísticas apresentadas por Mato Grosso mostrando sua diversidade merecem os melhores elogios.

“O Encontro foi gratificante em todos os sentidos. Nossos convidados, profissionais e professores, bem como os Secretários de Cultura de outros Estados e os representantes do MinC vieram contribuir conosco. O que pretendemos agora é que cada agente participante possa multiplicar estes conhecimentos em seus municípios”, espera o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365082/visualizar/