Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 09:03

    Imprimir


Uma nova geração de carros-robô que podem ser praticamente vestidos pelo usuário está sendo desenvolvida pela montadora japonesa Toyota e deve ser apresentada ao público no ano que vem.

Dois dos projetos de "veículos do futuro", na perspectiva da empresa, são uma espécie de cápsula em forma de folha sobre quatro rodas e uma espécie de roupa-robô capaz até de subir escadas.

Os protótipos serão apresentados ao público na Expo 2005, em Aichi, no Japão junto com outros robôs e veículos conceituais.

As novidades estão sendo chamadas de "equipamentos de mobilidade pessoal". O carro em formato de folha, batizado de "i-unit" é a última versão nesse novo conceito, criado pela Toyota no ano passado.

Construído a partir de matérias-primas vegetais, a unidade de mobilidade pessoal vem equipada com um sistema inteligente de navegação que permite trafegar em piloto automático em vias especialmente adaptadas.

Além disso, o "i-unit" também permite curvas em um mesmo ponto e trafegar de pé entre pedestres, em baixa velocidade.

No i-leaf, a posição do usuário muda com a velocidade do veículo No entanto, em velocidades mais altas, ele reclina a posição do motorista.

essse que te passei insere na esquerda Duas pernas

O outro protótipo a ser mostrado na Expo 2005 foi batizado de "i-foot", e é uma espécie de roupa-robô que caminha sobre duas pernas.

O veículo é controlado por um joystick e mede 2,1 metros de altura. A velocidade dele é de cerca de 1,35 km por hora e pode subir escadas.

Para "vestir" o veículo, as pernas do robô se dobram para trás, abaixando a altura dele.

Os novos modelos ainda estão a alguns anos das linhas de produção

"Essas são claramente veículos conceituais, idéias inovadoras que podem ser transformadas em produtos potenciais e que estão a alguns anos da linha de produção", aifmrou o professor David Gillingwater, do grupo de estudos de transporte da universidade britânica de Loughborough.

Essa não é a primeira experiência com os chamados exoesqueletos robóticos. O Exército americano vem testando protótipos do gênero há anos.

No Japão, uma série de produtos usam o mesmo conceito para facilitar a realização de diferentes tarefas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365096/visualizar/