Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 10:23
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O maior evento religioso de Mato Grosso, o “Vinde e Vede” 2005, foi lançado ontem em Cuiabá. Em sua 19ª edição o encontro, que tem como tema central a “Solidariedade e a Paz”, traz novidades: a realização foi assumida pela Arquidiocese de Cuiabá, com a coordenação da Renovação Carismática Católica, a integração com igrejas que fazem parte do Conselho de Igrejas Cristãs (Conic) e marcará o lançamento da 41ª Campanha da Fraternidade em 2005.

O “Vinde e Vede 2005” começa no dia 6 de fevereiro (domingo) e vai até o dia 8 (terça-feira de Carnaval), no estádio governador José Fragelli, o “Verdão”. Além da Católica, as igrejas que vão participar do evento são: Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e Metodista.

Para 2005, a expectativa é reunir 200 mil pessoas – o dobro deste ano - durante os três dias de realização do Vinde e Vede. Durante o lançamento oficial, o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, reforçou a união de forças com as pastorais, movimentos e organismos da arquidiocese, além da representação das 24 paróquias, 386 comunidades da Grande Cuiabá e de municípios como Várzea Grande, Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Distrito da Guia e Santo Antônio de Leverger.

Dom Milton destacou ainda que o 19º Vinde e Vede “será a visibilidade do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá”, uma assembléia que se iniciou no dia 10 de junho de 2004, durante o Corpus Christi, e que visa revitalizar a Arquidiocese de Cuiabá em vista dos seus 260 anos de história. “O início do terceiro milênio é o incentivo e traz a necessidade de se avaliar toda a estrutura evangelizadora, pastoral, social, administrativas...”, disse. Com duração de quatro a cinco anos, está a primeira vez que o Sínodo é realizado em Cuiabá.

A intenção da Igreja Católica é que o Vinde e Vede seja uma opção para quem não pula Carnaval e quer aproveitar os dias de folga para uma atividade de interiorização espiritual, oração, louvor e renovação da fé.

Para a próxima edição, estão programadas cerca de 20 coreografias, que serão apresentadas pelos colégios Coração de Jesus, Notre Dame de Lourdes, Salesiano São Gonçalo e Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema).

Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham na organização do evento. A entrada é franca e as pessoas podem levar lanches, água ou comprar a alimentação no local.

Os participantes também poderão adquirir kits contendo uma camiseta, uma vela, folhetos de cantos e cartelas para concorrer ao sorteio de uma televisão e de um Uno zero quilômetro. Os kits já estão sendo vendidos a R$ 10, em todas as paróquias.

FRATERNIDADE – A Campanha da Fraternidade 2005 será ecumênica, com a participação de sete igrejas cristãs, sendo quatro existentes em Cuiabá e Várzea Grande: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Metodista.

Considerando o “19º Vinde e Vede” o momento mais oportuno, as quatro igrejas lançam no dia 8 de fevereiro de 2005, no Verdão, a 41ª Campanha da Fraternidade 2005, que terá como tema “Solidariedade e Paz” e o lema “Felizes os que promovem a Paz”.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365178/visualizar/