Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 14:06

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura realiza de quinta a domingo (9 a 12 de dezembro), o Encontro da Diversidade Cultural - Mato Grosso conhecendo Mato Grosso. São cursos, palestras e mesas redondas sobre os mais variados temas da Cultura com profissionais de renome nacional. Haverá manifestações artísticas de grupos folclóricos de todas as regiões do Estado. Todas as atividades acontecerão no Hotel Fazenda Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas no dia de abertura, quinta-feira (09/12) a partir das 7h30. Autoridades irão se manifestar sobre o encontro e às 9 horas começará a “Oficina Preparatória do Seminário Nacional de Culturas Populares”, ministrada por representante da Funarte. O sociólogo Prof. Dr. José Mário Barros fará a palestra de abertura com o tema Diversidade Cultural e Desenvolvimento Humano, às 10 horas.

As atividades do Encontro reiniciam às 14 horas, do dia 9, com o Fórum de Secretários de Cultura do Brasil Central, que estará sendo realizado na Sala Cordeiro. Paralelo ao Fórum, na Sala Arara Azul, os músicos nacionais Pena Schmidt e MV Bill coordenam a mesa redonda com o tema “Música Independente”.

Neste primeiro dia de evento dois cursos serão realizados. O primeiro será às 14 horas, no Anfiteatro, onde José Mário Barros retoma o tema a Diversidade Cultural e Desenvolvimento Humano. O segundo, com início também às 14 horas, tem como principal palestrante Yakof Sarkovas, que abordará o assunto Investimentos Privado e Capacitação de Recursos, na Sala Tuiuiú.

Com início às 19h, a noite de quinta-feira será marcada com exposição e apresentações artísticas, na Sala Aracuã. A demonstração será do município de Primavera do Leste, com a Dança do Facão. Na seqüência, Santo Antônio do Leverger mostra o Siriri com o grupo “Unidos da Avenida”. Em seguida, o grupo “Palcos e Quintais”, do município de Reserva do Cabaçal irá mostrar um pouco de sua produção teatral, que está completando 10 anos. Encerrando o grupo folclórico Tarantela mostrará dança típica italiana e o músico Bolinha mostrará o rasqueado.

Na sexta-feira, dia 10 de dezembro, o Encontro da Diversidade Cultural começará às 8 horas, dando continuidade ao Fórum de Secretários de Cultura do Brasil Central. As 9 horas, líderes dos Bois de Parintins (Caprichoso e Garantido) do Amazonas, coordenam a mesa sobre Organização de Festas Populares. Na mesma manhã, a crítica de arte Aline Figueiredo ministra o curso de História da Arte Mato-grossense, que terá início às 8 horas, na Sala Arara Azul. Enquanto isso, no Salão Verde, Leonardo Brant aborda outro curso com tema “Mercado Cultural, Planejamento e Gestão Cultural”. Durante o intervalo, que acontece às 10 horas, a Academia Líder, de Rondonópolis, apresenta a Dança do Ventre, na Sala Aracuã.

A tarde de sexta-feira foi reservada a três cursos, todos com início às 14 horas: o curso “Direitos Autorais – Creative Commons”, que será coordenado por Fernando Yasbek ocupará a Sala Arara Azul; “Gestão Cultural” será trabalhado por André Martinez, na Sala Tuiuiú. Enquanto, Fábio Cesnik aborda o tema “Sistema Público Financiamento – Leis de Incentivo”. Como apresentação cultural na tarde o grupo folclórico Barão de Melgaço apresenta a Dança do Lenço, na Sala Aracuã.

As exposições e apresentações artísticas da noite do dia 10 começarão às 19 horas com o lançamento dos Livros do Instituto Pensarte e show do trio cuiabano, Pescuma, Henrique e Claudinho. Depois é a vez das crianças e adolescentes de Diamantino mostrarem o Timbalata, apresentação toda baseada em instrumentos formados por latas das mais diversas utilidades. Dando seqüência, às 20 horas, os grupos Herança Serrana (Cuiabá) e Chalana (Cáceres) se apresentam.

No sábado, dia 11, iniciam os cursos “Economia da Cultura - Cadeias Produtivas da Cultura”, na Sala Tuiuiú, sob a coordenadoria de Antonio Brás, enquanto, na Sala Colhereiro, Bernardo Machado trabalha o tema “Política Pública da Cultura”. “Novos Marcos Regulatórios da Política do Cinema e do Audiovisual” é o foco da mesa que acontecerá na Sala Arara Azul, com a participação de Manoel Rangel, e representantes da Associação Mato-grossense do Áudio-visual (AMAV). A mestra Fátima de Lourdes de Souza transformará o Salão Verde no centro do “Turismo Cultural”, que é o foco da apresentação de sua palestra.

Para descontração dos participantes, a comunidade de Barra do Garças fará a Dança Catireiros do Araguaia, divulgando a cultura dessa região. A manifestação cultural será às 10h, na Sala Aracuã.

Às 14h são retomadas as atividades do terceiro dia do Encontro da Diversidade Cultural, com as mesas: Jornalismo Cultural, comandada por Israel Vale, na Sala Arara Azul; e Produção Teatral, coordenada por integrantes do Teatro de Mato Grosso, no Salão Verde. No mesmo horário continuam os cursos “Economia da Cultura - Cadeias Produtivas da Cultura” e “Política Pública da Cultura”. No intervalo deste período haverá a apresentação dos Caretas, de Guiratinga.

A última noite do evento contará com a participação da primeira Capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, com o Chorado. O município de General Carneiro traz duas apresentações indígenas: a primeira será a dos Índios Bororo, feito pela Aldeia Merure. A segunda trata-se da apresentação Xavante pelos índios da Aldeia Sangradouro.

O tradicional Dança dos Mascarados, de Poconé, também faz parte da programação da noite. E para encerrar as apresentações culturais do sábado, Guapo faz um show de rasqueado para os participantes do evento.

Para domingo, dia 12 de dezembro, duas atividades foram programadas. Com inicio às 8h, haverá plenária de delegados dos segmentos culturais para a eleição dos representantes do Conselho Estadual de Cultura.

O Encontro da Diversidade Cultural de Mato Grosso será encerrado, às 16h, no Estádio do Verdão com um desfile das bandeiras de todos os municípios mato-grossenses com as manifestações culturais que abrirão a Campanha Natal das Crianças, do Governo do Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365815/visualizar/