Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 19:16
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Campanha de Desarmamento termina dia 23 de dezembro em todo o país. Até lá, quem entregar sua arma, receberá uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300 reais. Após essa data, quem for pego portando armas, será preso em flagrante, por porte ilegal de arma, um crime inafiançável.

No último domingo (5.12), no Parque Mãe Bonifácia, dia D da campanha, uma extensa programação, reuniu secretarias de estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Associações de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública – Coordenadoria de Polícia Comunitária, numa grande mobilização em prol do desarmamento.

De 8 h ao meio dia, somente no parque foram entregues 53 armas dos mais diferentes calibres. Nos postos localizados nos bairros Coxipó, 28 armas, inclusive um fuzil HK; no CPA 12 armas, na Delegacia Metropolitana de Cuiabá 18 armas e na Delegacia Regional de Várzea Grande 8 armas. Também foram entregues nos postos 442 munições de diferentes calibres.

Mais de 300 crianças da rede pública estadual de ensino participaram da mobilização, entregando armas de brinquedo e recebendo certificados de Criança Cidadã – Sou pela Paz. Além de oficinas culturais e recreativas, o Corpo de Bombeiros expôs equipamentos utilizados no combate a incêndios.

A intenção da campanha, organizada pelo Comitê Estadual de Desarmamento, segundo o major Wilson Batista, foi de intensificar a adesão da população, que pode procurar um dos 12 postos existentes na grande Cuiabá, nas Delegacias de Polícia Civil, e da Polícia Federal, além de unidades da Polícia Militar, para entregar suas armas. Também estão montados postos no interior do Estado. Para entregar sua arma basta que a pessoa se dirija até um dos postos de recebimento e retire uma Guia de Transito.

O tema da campanha em Mato Grosso foi “A paz começa em casa: Desarme-se”. Até ontem, já foram arrecadadas no Estado 2.225 armas. A campanha foi iniciada em todo o país logo após a entrada em vigor do Estatuto do Desarmamento, no início deste ano). A meta em Mato Grosso é receber até o dia 23 de dezembro, 2.500 armas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365968/visualizar/