Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 18:14

    Imprimir


E lá se vai... O curta metragem cinematográfico “História Sem Fim... do rio Paraguai – O Relatório”, documentário ficcional de Valéria del Cueto, foi lançado, neste domingo, no Cine Odeon, na Cinelândia, durante a programação do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O filme foi convidado, apesar de não ser patrocinado pela empresa, a ser exibido no Programa Curta Petrobrás 2, composto pelos curtas “Santa Helena em os Phantasmas da Botija”, de Petrônio Lorena e Tiago Scorza, “Heliograma”, de Ivan Cardoso, “Quando Jorge foi à Guerra”, animação de Tadao Miaki, “Ilya e o Fogo”, de Caetano Curi e “O Número”, de Beto Bertagna.

Antes da sessão, a diretora e a equipe técnica foram chamados ao palco para apresentar o filme. Valéria del Cueto sintetizou seus agradecimentos na figura de Totico, comandante do Espanhol, barco que levou a equipe na viagem realizada em 1999, entre Cáceres/MT e Corumbá/MS, pelo rio Paraguai. “Quando me disseram que nosso comandante não viajava pelo rio Paraguai há mais de 15 anos, tempo em que ficou sem reencontrar a família que morava na região, achei que este tempo era uma eternidade. Levei 7 anos para concluir o projeto do curta metragem, já sei o que é meia eternidade e já não acho tanto tempo assim. Só espero não levar mais 7 anos para trazer para as telas o longa que rodamos na expedição”

Também receberam os aplausos da platéia, no palco do tradicional cinema carioca, os atores Eduardo Filipe e Meire Pedroso, que veio de São José dos Campos para o evento, Lula Araújo, diretor de fotografia, Jayme del Cueto, produtor executivo do filme, e conforme suas palavras, “produtor da cineasta”, Denise del Cueto, produtora de elenco, Lúcia Gutierrez, pesquisadora e Dutra, assistente de fotografia. Estiveram presentes colaboradores, amigos e cinéfilos de carteirinha, que acompanham o dia a dia do Festival.

Último curta a ser apresentado, “História Sem fim do rio Paraguai – O relatório”, rodado em S 16mm e ampliado para 35mm, ganhou uma outra dimensão na tela de cinema, fazendo com que os espectadores fossem tragados pelas águas do pantanal e envolvidos pelas histórias ribeirinhas. “Agora é fazer o possível para inserir o documentário no circuito de festivais nacionais e preparar a legendagem para levar o filme para o exterior”, concluiu Valéria del Cueto, comemorando o resultado do trabalho com a equipe depois da sessão.

O curta ainda poderá ser assistido, em vídeo, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Programa Brasil em 3 Tempos, composto ainda pelos vídeos “Lotado”, de Luanda Lopes e “Pelores”, de Marília Hugues e Aline Frey, nesta terça feira, às 21 horas e no sábado, último dia do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, às 17horas.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365974/visualizar/