Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 21:19
Por: Ana Moreira

    Imprimir


Todos os setores da economia mato-grossense aplaudem a união entre a iniciativa privada com o Governo do Estado para beneficiar toda a sociedade. Uma das maiores provas desta parceria é a recuperação do Palácio da Instrução, patrimônio histórico que será reinaugurado nesta segunda-feira (06.12). A ação custou R$ 1,8 milhão entre obras, equipamentos e mobiliário para a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O investimento veio da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), atendendo a um pedido direto do governador Blairo Maggi e do secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato.

"Imagino o que cada cuiabano que estudou no Palácio da Instrução deve sentir ao ver recuperado tão importante espaço de sua própria vida. Esta foi a nossa intenção quando fizemos o pedido de apoio para Ampa", conta Vettorato.

Na época em que parceria foi selada, no início da gestão do governador Blairo Maggi, José Pupin era o presidente da Associação dos Produtores de Algodão. Hoje, ocupando o cargo de conselheiro consultivo, sente-se realizado com a reinauguração do Palácio. "É a forma que temos de mostrar quem somos nós, migrantes, e o que viemos fazer com a nossa família nesta região abençoada. É o nosso agradecimento a este povo que nos recebeu carinhosamente. Temos muito orgulho da História e das tradições cuiabanas. Este gesto foi para mostrar que hoje nós também somos desta terra, acreditamos nela, vivemos aqui e queremos estar felizes, de mãos dados, com aqueles que aqui nasceram", diz emocionado.

Para João Luiz Ribas Pessa, atual presidente da Ampa, a entrega do Palácio da Instrução totalmente recuperado e adequadamente mobiliado marca a presença do produtor de algodão na cultura mato-grossense. "Com isso estamos reconhecendo no saber uma das nossas maiores riquezas, que quanto mais dividimos, mais o veremos se multiplicar. A Ampa agradece a oportunidade de colaborar na construção de uma Cuiabá mais culta e bonita", disse.

REPERCUSSÃO EMPRESARIAL - O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Nereu Luiz Pasini, elogia a parceria entre o governo e a Ampa na recuperação do Palácio da Instrução. "É um gesto de apoio à cidadania, quando empresas privadas estendem a sua compreensão e recursos na restauração de bens comuns e do patrimônio, como o histórico Palácio da Instrução, em Cuiabá, um local onde se construiu parte da História de Mato Grosso".

A mesma opinião tem o empresário Pedro Nadaf, presidente do Sistema Fecomércio-MT. "A sociedade mato-grossense recebe mais um presente capitaneado pelo Governo do Estado, com a reinauguração do Palácio da Instrução, que está inteiramente restaurado. Este patrimônio cultural é mais um exemplo de que a iniciativa privada também se preocupa com o bem-estar coletivo. As entidades que valorizam este tipo de ação, como a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), com o Palácio da Instrução e o Sistema Fecomércio/MT com o Sesc Arsenal, consideram que a preservação dos valores e símbolos do passado é uma forma de investir no futuro do Estado e do País".





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366146/visualizar/