Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 23:58
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Rondonópolis,MT - Confiança. Essa é a palavra chave para quem quer contratar uma pessoa para trabalhar dentro de sua residência, cuidando dos afazeres da casa, dos móveis e dos alimentos. Pensando nisso, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com o Senai, está realizando o curso de empregadas domésticas em Rondonópolis.

As aulas tiveram início no último dia 29 e vão até o dia 21 de dezembro. São 31 mulheres, cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) que estão sendo capacitadas.

O curso conta com 25 componentes curriculares, entre eles: culinária básica, economia no lar, prevenção à incêndios, primeiros socorros, higiene pessoal, educação ambiental e separação do lixo, lavanderia, utilização de eletrodomésticos, conservação de alimentos e noções de segurança.

“Sempre cuidei da minha casa com muito zelo, mas vou cuidar ainda melhor da casa onde irei trabalhar”, disse a aluna Graciele Oliveira dos Santos, de 19 anos.

A aluna Eunice Florinda de Jesus, de 43 anos, já chegou a trabalhar oito anos em uma firma sem ter a carteira assinada, mas hoje em dia afirma que não fará mais isso, pois aprendeu nas aulas de direito do trabalho que o registro em carteira é um direito de todo cidadão trabalhador. “Eu estou aprendendo tanta coisa que às vezes parece que eu não sabia nada”.

Além das noções de direito do trabalho, elas também estão tendo aulas de ética, comunicação verbal e escrita, cidadania e auto-estima.

De acordo com a secretária Terezinha Maggi, o curso prepara as mulheres para exercer com eficiência as tarefas do lar. "Elas serão as secretárias do lar que qualquer patroa quer ter em casa. Serão aquelas que se preocupam com a economia dos produtos, com a segurança da casa e, ao mesmo tempo, aquelas que conhecem os direitos trabalhistas, evitando a ‘negociação’ da carteira de trabalho", disse a secretária.

A coordenadora do Sine, Maria das Graças Castro está realizando a intermediação entre pessoas que precisam dos serviços de domésticas e as alunas que estão participando do curso. "Nosso desejo é que todas saiam empregadas daqui", afirmou a coordenadora.

Segundo ela, já existe uma fila de espera para realizar a contratação dessas futuras profissionais do lar assim que o curso terminar.

"As participantes estão muito dispostas, estão dando muito valor a tudo que estão aprendendo. Elas estão agarrando com as duas mãos esta oportunidade e não pretendem desperdiçá-la", afirmou a instrutora do curso, Margarete Helena Azeredo Pires.

“Nós nos sentimos valorizadas porque poderemos garantir o sustento de nossa família com nosso próprio suor”, falou a aluna Maria Torres Bueno, de 45 anos.

A ação está dentro do Programa de Organização do Associativismo da Setec. "Eu tenho que agradecer meus parceiros, que não são poucos, e que nunca mediram esforços para que o programa se efetivasse", disse a secretária Terezinha Maggi.

São parceiros também a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Banco do Brasil, Banco Basa e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

No final do curso elas ainda receberão um kit contendo bolsa, avental, touca para cabeça e kit higiene pessoal.

As pessoas interessadas em contratar essas profissionais podem entrar em contato através do telefone (66) 421 6666.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366326/visualizar/