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Politica Brasil
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 22:03
Por: Cida Capelassi

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Desde que o Estado assumiu a gestão de medicamentos, no dia 29 de outubro, a administração da Saúde vem se esforçando e tomando providências para aperfeiçoar a gerencia de medicamentos. Para tanto adaptações administrativas foram feitas. Hoje a Secretaria de Estado de Saúde está com todo o estoque de medicamentos e material hospitalar inseridos num programa de informática, disponibilizado em sistema on-line interno, para visualização de tipos de medicamentos que o Estado possui, quantidade, liberação, relatório de validade de cada produto e controle de entrada e saída dos medicamentos, tudo em código de barras.

A instalação do serviço de controle em código de barras demonstra a eficiência dos serviços. Tudo foi feito em 60 dias pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação, da própria Secretaria.

Outra importante medida adotada pela Superintendência de Gestão foi a adaptação de uma nova sede da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, que será inaugurada no dia próximo dia 6 de dezembro, às 10h30, na rua Jurumirim, bairro do Carumbé. Na nova sede passará a funcionar toda a administração da gerencia de medicamentos bem como depósito de medicamentos e material hospitalar.

Na sede antiga o espaço passa a ser administrado pelo Centro Estadual de Referência de Media e Alta Complexidade (Cermac). Ali serão ampliados ambulatórios de atendimento em cardiologia, endocrinologia, dermatologia sanitária, pneumologia, oncoginecologia, mastologia, oftalmologia, urologia, odontologia para pacientes especiais e gastroproctologia, entre outros serviços.

A obra de adaptação do prédio custou R$ 149 mil, com refrigeração, climatização, adequação de galpões para servir como depósito dos medicamentos e materiais hospitalares, perfazendo um espaço útil coberto de 2.500 metros quadrados, com prateleiras identificadas.

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, disse que com a inauguração da nova sede da Coordenadoria a Secretaria de Estado de Saúde tem a efetiva aquisição, armazenamento, controle, fiscalização e dispensação de medicamentos em Mato Grosso. “Um dos resultados práticos dessa nova sede vai ser a utilidade no bloqueio de tentativas de instalação de cartéis, ou tráfico de interesses, por parte de industrias de medicamentos já visualizando eventuais problemas de percurso devido à adequação e novidade do serviço”, disse ele.

O superintendente José Vilela solicitou à população que necessita de medicamentos para que sejam parceiros do Estado nesta nova empreitada. A Superintendência está aberta a todo e qualquer diálogo para a resolução de problemas. Caso enfrentem problemas o usuário poderá ligar para os telefones 613-5346 e 613-5300, e falar diretamente com o superintendente, ou para o Disque Saúde: 0800-6471213. Garantimos que todos os usuários que já fazem parte do serviço continuarão sendo atendidos normalmente, conforme demanda gerada pelas receitas médicas dos médicos do SUS”.

Atualmente a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica já realizou 10.512 procedimentos diretos, sendo que a Farmácia de Alto Custo tem 8.970 pacientes cadastrados, contra 4.000 de 2003. A Caf atende, ainda, 1.622 pacientes levando os medicamentos em seus lares pelo sistema de moto-entrega, serviço inexistente em 2003, proporcionando comodidade e melhor qualidade de vida aos usuários do SUS. O tempo de espera médio, para atendimento da solicitação do medicamento passou a ser de uma semana ou, no máximo, 30 dias contra até nove meses antes da reestruturação da coordenadoria. Atrasos eventuais acontecem, geralmente, devido a demora em os usuários fornecerem todos os documentos necessários ao fornecimento dos medicamentos e na própria aquisição dos medicamentos quando eles não constarem do registro de preços da Secretaria de Estado de Saúde.

O novo coordenador de Assistência Farmacêutica, Diogo Soares Aquilar, comandou o mutirão de trabalho para que, com êxito, todas as instalações ficassem prontas em 60 dias. “Ele não mediu esforços para cumprir a determinação do secretário Marcos Machado”, elogiou José Vilela. “Em tempo hábil conseguiu montar o sistema de informatização dos serviços e a adequação e adaptação do espaço físico”.

Já o próprio Diogo Aguilar creditou o êxito do empreendimento à sua equipe de trabalho. “Cerca de 14 servidores da Saúde”, informou, “trabalharam dia e noite para conseguirmos deixar tudo pronto para a inauguração do dia 6”.




Fonte: Secom - MT

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