Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 20:50

    Imprimir


O Palácio da Instrução será entregue à sociedade mato-grossense na próxima segunda-feira (06.12) com as adaptações necessárias para dar acesso a todos. A parceria entre o Governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) possibilitou, além da recuperação da estrutura do prédio, benfeitorias para a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, como o sistema de refrigeração nos salões de estudo e portais de segurança, além de mobiliário novo.

Com a revitalização do espaço foram inseridas novas rampas em locais estratégicos, como na entrada do Palácio, nos banheiros e no segundo piso do prédio. O local dispõe agora de um elevador especial, que fará o transporte para o segundo andar do prédio, facilitando a circulação de pessoas que utilizem cadeiras de rodas para se locomover. As mudanças também foram realizadas nos banheiros, que passaram por adaptações com espaço maior e barras nas laterais das paredes.

A Secretaria de Estado de Cultura está ultimando os preparativos para reabertura da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que funciona dentro do Palácio da Instrução.

Para os deficientes visuais a biblioteca vai dispor a “Sala Braille”, que possui cerca de três mil publicações especiais. “Esta sala já existia e com a revitalização do Palácio foi reestruturada e em breve ganhará novos equipamentos. Eles facilitarão ainda mais o acesso a informações. Computadores com programas para os deficientes visuais, por exemplo, vão possibilitar a inclusão digital”, afirma a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual, Salime Daige Marques.

A Sala Braille também vai oferecer gratuitamente o curso da linguagem de libras (Braille), que será ministrado por Manoel Pinto de Moraes, funcionário da Secretaria de Estado de Cultura há 17 anos.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça tem 91 anos, possui mais de 40 mil exemplares de publicações. Com a nova estrutura passa a dispor de auditório, salas especiais de literatura regional e infantil, periódicos, obras raras e outras.

Dentro da Biblioteca será montado um telecentro, com 10 computadores ligados à Internet. Este é um projeto de inclusão digital que terá a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366358/visualizar/