Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Dezembro de 2004 às 10:00

    Imprimir


A visita de representantes de uma empresa russa produtora, refinadora e distribuidora de Petróleo Lukoil, no Nortão, começou sábado (27/11), por Sorriso. Os empresários vieram ver de perto o potencial da região na área petrolífera. O presidente da Associação Comercial, Empresarial de Sorriso (ACES), Laércio Estrela, que também é proprietário de um posto combustível no município, acompanhou a visita e disse que os russos estão interessados em se instalar na região para comercializar óleo diesel. “A visita foi basicamente para manter contatos e coletarem dados da região como volume de consumo de petróleo”, disse.

O empresário falou ainda que a empresa pretende trazer o produto produzido utilizando o transporte hidrográfico. “Eles pretendem trazer o produto via rio Paraguai até Cáceres e depois, de caminhão, até nossa região”, explicou. Mesmo método utilizado para abastecer o mercado Argentino, Paraguaio e Boliviano onde já opera e tem empresas instaladas. Laércio Estrela não soube dizer quanto a empresa pretende investir na região e que por enquanto são apenas análises de mercado.

O presidente da associação sabe que os investimentos para a construção de uma base de petróleo não são exorbitantes e que a geração de empregos também não é grande mas ressaltou que a região, principalmente o município sai ganhando com a arrecadação de impostos "A arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) é altissima", afirmou. Com isso os investimentos podem ser feitos em outras áreas para atrair mais empresas e, conseqüentemente, abrir mais vagas no mercado de trabalho. “Pelo que ficou acertado entre os presidentes Russo e o Lula, na semana passada, em Brasília, onde foram assinados vários contratos de intenção para aumentar o volume de comércio entre os dois paises. Essa é uma maneira”, assinalou. Laércio Estrela também lembrou que os russos são grandes compradores de carnes suína e bovina e a troca de comércio é uma forma para equilíbrio das contas. “Precisamos comprar alguma coisa deles para equilibrar a Balança Comercial”, finalizou.

Além de Sorriso, no domingo, os empresários visitaram Sinop onde também fizeram uma avaliação do mercado consumidor local. Visita que se estendeu até Rondonópolis e Campo Novo do Pareceis.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366448/visualizar/