Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 13:29

    Imprimir


A apreensão foi feita no sábado, por volta das 3 horas, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Santa Helena (cerca de 120 quilômetros de Sinop). 5 caminhões foram apreendidos que juntos transportavam um total de 153,955 metros cúbicos de madeira serrada. Segundo o inspetor Queiroz, chefe da sexta delegacia da PRF de Sorriso -responsável pelo trecho no Nortão-, a carga estava vindo da região de Alta Floresta e seguiria para o Sul do país.

De acordo com o inspetor, as cargas estavam sendo transportadas sem ATPF (Autorização para Transporte de Produtos Florestais) e a Nota Fiscal descrevia como madeira beneficiada o que, segundo Queiroz, isenta a obrigatoriedade da ATPF. “As cargas estavam enlonadas (cobertas por lona) e quando fomos verificar vimos que era madeira serrada, bruta. Com isso tivemos que apreender as cargas, pois caracteriza crime ambiental, teria que ter ATPF, e encaminhamos para a Polícia Civil tomar as devidas providências”, contou.

Conforme o chefe da PRF, os motoristas ainda tentaram evitar a apreensão das cargas e acionaram advogados. “Vieram advogados de Colíder para tentar impedir a apreensão mas como se tratava de crime ambiental cumprimos o que determina a lei e lá na delegacia não sei o que aconteceu”, disse. Foram detidos, José Dairde Ferrarese (62), Alcides Berwald Genz (48), Darci de Matos (62), Valcir Antonio Bozio (34), Benedito Pereira de Almeida (46), motoristas dos caminhões. Um policial da delegacia de Itaúba disse que todos já foram liberados.

A quantidade de madeira apreendida é suficiente para construir cerca de 15 casas de tamanho médio e, pelo menos, 4 carretas são necessárias para transportar a madeira. As cargas estão avaliadas em mais de R$ 50 mil.

A Polícia Rodoviária Federal está fechando o cerco contra o transporte irregular de madeira e há cerca de 10 dias 90 metros cúbicos de madeira foram apreendidas por falta de documentação obrigatória.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366584/visualizar/