Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 12:32
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, entregou ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) denúncias envolvendo 31 prefeitos eleitos de Mato Grosso. As acusações, em sua maioria, se referem à compra de votos e uso da máquina pública em benefício político.

De acordo com a Ceará, a atitude visa cobrar maior agilidade da Justiça Eleitoral em relação aos casos. Ele teme que a diplomação da maioria dos prefeitos eleitos, prevista para o dia 15 de dezembro, dificulte as investigações. Segundo ele, os relatórios foram entregues no início da tarde ao desembargador Paulo Lessa, que é também corregedor do TRE - ver relação dos prefeitos acusados.

"Resolvemos vir pessoalmente aqui porque os processos estão correndo lentamente e isso nos preocupa. Com a lei nº 9.840, o rito deveria ser mais acelerado. Queremos que o corregedor agilize o processo de acordo com o necessário", argumentou Ceará, acompanhado por candidatos e coordenadores de campanhas derrotadas no interior do Estado.

"Temos indícios de uso da máquina, como prefeituras que trabalharam em favor desse ou daquele candidato, e até candidatos que compraram votos com cheques", completou Ceará. Ele estava acompanhado pelo dirigente pefelista Celeste Rosim, que alega que o prefeito eleito de Brasnorte, Mauro Rui Heiseler (PL), comprou votos de eleitores índios e ainda utilizou notas falsas de R$ 50 para a prática do crime.

Além dos municípios citados à direita, no relatório entregue ontem ao TRE constam também denúncias de fraudes eleitorais ocorridas em Barra do Garças e incentivo à boca-de-urna, que teria sido cometido no município de Chapada dos Guimarães. O vereador Zito Adrien (PPS), de Cuiabá, é acusado de doar terras públicas durante a campanha e ainda ter se utilizado do antigo cargo no Executivo cuiabano para a prática ilegal. Ele é ex-secretário de Meio Ambiente da gestão Roberto França (PPS).

Cassação - Desde a eleição do último dia 03 de outubro, segundo informações do próprio TRE, já foram cassados os prefeitos eleitos de São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Poxoréo, Araputanga e Santa Carmem. Um candidato a vereador em Santa Carmem também já perdeu o seu mandato, devido decisão da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366773/visualizar/