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Expansão da TIM é de 575% em MT
Em outubro de 2002, quando inciou as operações na região Centro-Oeste, a Telecom Itália Mobile (TIM), contabilizava em Mato Grosso somente oito cidades, inclusive a Capital, cobertos pela tecnologia GSM. Durante uma coletiva de imprensa, realizada em Brasília, ontem, o presidente da TIM Brasil, Mário César Pereira de Araújo e o diretor territorial TIM Centro-Oeste, Márcio Vila, anunciaram que a operadora móvel encerará o ano com 54 municípios cobertos no Estado, um crescimento de 575%, em relação o mesmo período de 2002. Até dezembro estarão com o sinal da TIM, as cidades de Colniza, Canarana e Confresa, além da cobertura dos 210 quilômetros de rodovia que separam Cuiabá de Rondonópolis.
Araújo não detalha, mas explica que dos US$ 1 bilhão que deverão ser aplicados pelo grupo italiano no Brasil, cerca de 15% está sendo investido no Centro-Oeste, “que é o futuro do País”, destaca. O presidente também não fala sobre as cifras destinadas a Mato Grosso, e conta que desde 1997 até o ano passado, foram aplicados no Brasil US$ 6 bilhões, entre aquisições de licenças para operação e expansão da cobertura. O presidente frisa ainda que o volume orçado para 2004, representa cerca de 10% daquilo que o Governo Federal traçou como meta de entrada de capital estrangeiro, em forma de investimentos no País que é de cerca de US$ 10 bilhões. “Somente o Grupo está participando com 10% desta projeção”, aponta.
O presidente aunciou ainda que para os próximos dois anos, 2005 e 2006, cerca de US$ 1,5 bilhão serão aplicados na TIM Brasil. “A maior parte deste volume será para aplicação em uma nova fase operadora, que é a ampliação não apenas da cobertura e sim da capacidades dos serviços já prestados, como por exemplo, a cobertura em rodovias. Atualmente, a TIM a cada dia são três novas cidades com o nosso sinal”, revela.
O gerente territorial da TIM em Mato Grosso, Manoel Claudino de Andrade e Silva Filho, diz que até o final deste ano, quase 50% do Estado estará com a cobertura TIM, além da cobertura da rodovia Cuiabá-Chapada dos Guimarães, que já é oferecida. “Posso adiantar que, já para 2005, a próxima cidade mato-grossense a receber a TIM será Sapezal”, anuncia. Ele lembra que em abril deste ano, quando assumiu a gerência estadual, Mato Grosso tinha apenas 16 cidades em cobertura. “Mato Grosso é sem dúvida hoje um dos grandes focos da empresa, correspondendo a cerca de de 15% a 16% de todos os negócios gerados na região Centro-Oeste”, avalia.
Segundo Silva, como exemplo das demandas estaduais é o munícipios de Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá). “Havia uma demanda tão reprimida por esta tecnologia (GSM) na cidade, que em junho quando ele foi implantada, houve congestionamentos no tráfego de informações e hoje, pouco tempo depois, há investimentos de reforço na cobertura.
Como planos para o próximo ano, além das expansões de cobertura – não reveladas por questões de estratégia de mercado, segundo o gerente – a operadora móvel planeja construir em Cuiabá uma sede própria. Hoje, gerando cerca de 100 empregos diretos e indiretos, a parte administradora da TIM na Capital, funciona na loja instalada no shopping Três Américas.
CENTRO-OESTE – Quando iniciou a operação no segundo semestre de 2003 a TIM estava com cobertura em 110 localidades e fecha 2004 com 270 municípios. Com relação as parcerias para pontos de venda há um crescimento de 119%, se comparar os 356 parceiros em dezembro de 2003, com os 780 contabilizados até outubro passado. (* Marianna Peres viajou a convite da TIM)
Araújo não detalha, mas explica que dos US$ 1 bilhão que deverão ser aplicados pelo grupo italiano no Brasil, cerca de 15% está sendo investido no Centro-Oeste, “que é o futuro do País”, destaca. O presidente também não fala sobre as cifras destinadas a Mato Grosso, e conta que desde 1997 até o ano passado, foram aplicados no Brasil US$ 6 bilhões, entre aquisições de licenças para operação e expansão da cobertura. O presidente frisa ainda que o volume orçado para 2004, representa cerca de 10% daquilo que o Governo Federal traçou como meta de entrada de capital estrangeiro, em forma de investimentos no País que é de cerca de US$ 10 bilhões. “Somente o Grupo está participando com 10% desta projeção”, aponta.
O presidente aunciou ainda que para os próximos dois anos, 2005 e 2006, cerca de US$ 1,5 bilhão serão aplicados na TIM Brasil. “A maior parte deste volume será para aplicação em uma nova fase operadora, que é a ampliação não apenas da cobertura e sim da capacidades dos serviços já prestados, como por exemplo, a cobertura em rodovias. Atualmente, a TIM a cada dia são três novas cidades com o nosso sinal”, revela.
O gerente territorial da TIM em Mato Grosso, Manoel Claudino de Andrade e Silva Filho, diz que até o final deste ano, quase 50% do Estado estará com a cobertura TIM, além da cobertura da rodovia Cuiabá-Chapada dos Guimarães, que já é oferecida. “Posso adiantar que, já para 2005, a próxima cidade mato-grossense a receber a TIM será Sapezal”, anuncia. Ele lembra que em abril deste ano, quando assumiu a gerência estadual, Mato Grosso tinha apenas 16 cidades em cobertura. “Mato Grosso é sem dúvida hoje um dos grandes focos da empresa, correspondendo a cerca de de 15% a 16% de todos os negócios gerados na região Centro-Oeste”, avalia.
Segundo Silva, como exemplo das demandas estaduais é o munícipios de Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá). “Havia uma demanda tão reprimida por esta tecnologia (GSM) na cidade, que em junho quando ele foi implantada, houve congestionamentos no tráfego de informações e hoje, pouco tempo depois, há investimentos de reforço na cobertura.
Como planos para o próximo ano, além das expansões de cobertura – não reveladas por questões de estratégia de mercado, segundo o gerente – a operadora móvel planeja construir em Cuiabá uma sede própria. Hoje, gerando cerca de 100 empregos diretos e indiretos, a parte administradora da TIM na Capital, funciona na loja instalada no shopping Três Américas.
CENTRO-OESTE – Quando iniciou a operação no segundo semestre de 2003 a TIM estava com cobertura em 110 localidades e fecha 2004 com 270 municípios. Com relação as parcerias para pontos de venda há um crescimento de 119%, se comparar os 356 parceiros em dezembro de 2003, com os 780 contabilizados até outubro passado. (* Marianna Peres viajou a convite da TIM)
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367044/visualizar/
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