Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 07:33

    Imprimir


A Cooperativa Mulheres de Fibra está expandindo suas fronteiras. As flores produzidas em Nova Olímpia, a 198 km da capital Cuiabá, ganham o Brasil através da rede de lojas Tok & Stok, que encomendou uma remessa inicial de mil peças por mês. As delicadas flores são produzidas com papel artesanal feito com bagaço de cana-de-açúcar da Usina Itamarati. A partir de uma interferência do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de Mato Grosso, o resíduo se transformou em matéria-prima e fonte de renda para 20 mulheres, até então sem grandes perspectivas de trabalho. Mais que isso, as flores, abajures e caixas produzidos por elas se tornaram uma alternativa econômica para as famílias, que sofrem, anualmente, uma redução de renda fora do período da colheita da cana.

O primeiro contato com a Tok & Stok foi feito na Rodada de Negócios do Amazontech 2004, ocorrido de 16 a 21 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, explica Isabel Rocha da Silva, presidente da Cooperativa e vendedora.

O volume, segundo a responsável pelo setor de produção da cooperativa, Marly Vaz Lemes Acássio, tende a aumentar com a proximidade do Natal e ela garante que os prazos serão cumpridos à risca. Os modelos de flores - lírio, copo-de-leite e azaléia - foram desenvolvidos exclusivamente para a rede Tok & Stok.

Com as novas vendas, cada associada recebe em torno de R$ 160 por mês, valor que varia de acordo com o volume comercializado. Elas trabalham 6 horas por dia na Cooperativa e recebem por hora trabalhada, conta Isabel, acrescentando que muitas ainda levam trabalho para fazer em casa, especialmente quando as encomendas aumentam.

Além das flores, o grupo faz também luminárias, cujas carcaças - cerca de 200 por mês - são feitas na oficina da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Outro segmento que a Cooperativa pretende enveredar é o de papel de parede. O primeiro passo neste sentido é a participação no 1º Prêmio Design da Terra, promovido pelo Núcleo de Inovação e Design de Mato Grosso, Programa SEBRAE Via Design e Artesanato Desing Center, cuja premiação será divulgada dia 1º de dezembro.

“Nós estamos concorrendo com uma maquete de uma casa forrada com nossos papéis de parede”, conta Isabel. Segundo ela, a Cooperativa precisa de um maquinário para ampliar o tamanho da tela, hoje de 1,20 x 0,60 e uniformizar a espessura do papel. Ela ressalta que estão mantendo contato com arquitetos para usar o produto em projetos, especialmente na Casa Cor.

A Cooperativa produz uma média de 8 mil flores por mês em vários modelos e 11 cores. Segundo Isabel, elas não aproveitam nem 1% do bagaço de cana produzido pela usina. Ou seja, matéria-prima é o que não falta para incrementar ainda mais a produção.

A rede Tok & Stok já comercializa outros produtos artesanais de Mato Grosso, como a galinha d’angola da ceramista Cleide Rodrigues e peças das bambuzerias Santo Antônio do Rio Abaixo, de Santo Antônio de Leverger, e São Sebastião, de Chapada dos Guimarães.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367270/visualizar/