Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 23 de Novembro de 2004 às 14:51

    Imprimir


A historiadora Neuza Maria Erthal lança nesta quinta-feira (25.11) o livro “Comunidade São Gonçalo – História, Lendas e Tradições” às 20 horas na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura.

O livro é o resultado de três anos de pesquisa sobre a história da Comunidade São Gonçalo e tem como objetivo divulgar algumas lendas, o artesanato, as danças e as tradições que compõem a vida desta comunidade ribeirinha. Surgiu da necessidade de material de pesquisa para estudantes e comunidades em geral, uma vez que existe praticamente nada publicado a respeito.

A publicação se divide em partes. Na primeira a autora fala da localização da comunidade, do porque ser chamada de comunidade, a origem do povoamento desta localidade. Em seguida faz a contextualização da história deste povo do século XVIII aos dias atuais. As atividades desenvolvidas em São Gonçalo, como a pesca, a culinária e as cerâmicas, bem como a relação dos ribeirinhos com o rio Cuiabá também se destacam.

A pesquisa é permeada por fotos e com os Hinos de Mato Grosso e de Cuiabá para que, principalmente, os estudantes dos ensinos fundamental e médio possam ter conhecimento das letras e quem as compôs.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367495/visualizar/