Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 20 de Novembro de 2004 às 07:12
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O deputado mato-grossense Pedro Henry, líder do PP na Câmara, deve ser confirmado nos próximos dias como novo ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Henry, que estava ontem em Cáceres, onde se concentra sua principal base eleitoral, é cotado para ocupar o Ministério do Esportes ou da Integração Nacional.

A primeira pasta é comandada hoje pelo comunista Agnelo Queiroz (DF). Henry prefere a Integração Nacional, sob comando de Ciro Gomes que, neste caso, seria remanejado para o Planejamento, em substituição a Guido Mantega, deslocado para a presidência do BNDES.



Se confirmado, Henry será o segundo mato-grossense a comandar um Ministério nos últimos 30 anos. O primeiro foi Dante de Oliveira, ex-ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário no governo José Sarney. Presidente nacional do PP, o deputado pernambucano Pedro Corrêa garante que o seu partido vai ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios e confirma a indicação do nome de Henry. Preferiu, contudo, não citar a pasta a qual a legenda progressista deve comandar, apesar de avaliar a Integração Nacional como a mais provável.

Segundo informações, Lula definiu prestigiar o PP em reunião na quarta-feira. Um dia antes, num encontro com os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Aldo Rebelo (Coordenação Política), lideranças do PP indicaram Henry e o presidente aprovou o nome.

Em conversa de bastidores, o governador Blairo Maggi já tinha revelado que Henry iria assumir algum ministério. O próprio Maggi reforçou a sugestão no último encontro com Lula.

Caso Henry venha ser ministro, o PP passará a ter como líder na Câmara o deputado José Janene (PR). Em nota, o Planalto nega mudança ministerial.

Trajetória - Com 47 anos, Pedro Henry é médico e já mudou de partido quatro vezes. Ocupa o terceiro mandato. Em 94, quando disputou pelo PDT, ficou na suplência. Com a eleição de Roberto França à Prefeitura de Cuiabá, Henry assumiu a cadeira de deputado em definitivo. Em 98, se reelege, já pelo PSDB. Em 2002, conquista novo mandato pelo PPB (hoje PP), com 120.840 votos, a maior votação da história de Mato Grosso para a Câmara Federal. Pedro Henry ganhou projeção e prestígio junto ao governo desde o ano passado, quando passou a ser líder do PP na Câmara.

No pleito deste ano, Henry foi decidido para eleição do irmão Ricardo Henry, ex-secretário de Estado do Desenvolvimento do Turismo, à Prefeitura de Cáceres. Também ajudou a eleger 42 prefeitos. Tido como a principal liderança da região Oeste mato-grossense, Pedro Henry, com aval do governador Maggi, trabalha pré-candidatura ao Senado em 2006.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367530/visualizar/