Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Novembro de 2004 às 10:18

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na manhã desta quarta-feira (17) o presidente do Vietnã, Tran Duc Luong, que está em visita oficial ao Brasil. Os dois presidentes devem conversar sobre a possibilidade de cooperação entre Brasil e Vietnã na produção de etanol. O Vietnã está alterando sua matriz energética e pode se tornar parceiro do Brasil na produção do combustível para importá-lo em condições favoráveis.

Um dos interesses do governo vietnamita é conseguir o apoio do Brasil para fazer parte da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em troca, o presidente vietnamita oferece apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Brasil também tem interesse em exportar carnes e aviões para aquele país. Na terça-feira (16), Tran Duc Luong visitou a fábrica da Embraer em São José dos Campos, interior de São Paulo, e confirmou a intenção de comprar aeronaves de pequeno porte para vôos domésticos. Segundo o presidente vietnamita, a compra só depende de uma análise dos preços e da qualidade dos aviões.

Os dois países mantêm relações diplomáticas há 15 anos e, nos últimos quatro anos, o comércio bilateral tem se intensificado. No ano passado, a balança comercial entre Brasil e Vietnã somou US$ 47 milhões. Este ano, o comércio já ultrapassa US$ 53 milhões.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367671/visualizar/