Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 15:43

    Imprimir


Ampliar o comércio entre Brasil e Vietnã é o objetivo do fórum empresarial, que reúne hoje, em São Paulo, profissionais dos dois países para trocar informações comerciais e realizar negócios. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria do Vietnã, o encontro conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

"O fluxo comercial entre os dois países é relativamente pequeno, muito longe da sua real potencialidade. Esse intercâmbio não só ampliará como diversificará as relações comerciais", explica em entrevista à Rádio Nacional AM o coordenador da unidade de Comércio Exterior da CNI, José Frederico Álvares.

Segundo Álvares, o Vietnã é um país emergente, que apresentou um crescimento elevado nos últimos 10 anos, o que significa oportunidades de realizar negócios. "O Vietnã vem crescendo em taxas médias anuais de 7,5%. Isso demonstra um esforço grande das autoridades vietnamitas para que as empresas atinjam a competitividade que eles pretendem no comércio exterior".

Construção civil, telecomunicações, calçados e tecnologia da informação são algumas das áreas que estão "na mira" de negócios entre Brasil e Vietnã. Para Álvares, os países-membros do Mercosul também poderão se beneficiar dessas negociacões. "A associação do Mercosul, na verdade, ajuda a atrair negócios e investimentos para o Brasil. A tendência é que as empresas internacionais se estabeleçam no país, visando não somente o mercado brasileiro, mas também mercados latino-americanos e, em particular, países-membros do Mercosul".

Álvares acredita que a aproximação com a China, em recente visita do presidente daquele país ao Brasil, abriu novas possibilidades de comércio com a Ásia. "No mercado globalizado é importante ter investimentos e cooperações empresariais, visando não apenas o mercado novo, mas um mercado mais regional usando parcerias como plataformas para alcançar regiões mundiais".




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367712/visualizar/