Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Novembro de 2013 às 18:28

    Imprimir


O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado nesta segunda-feira (25.11), no MT Hemocentro, com homenagem aos frequentes doadores. O Secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, participou das comemorações pela manhã e disse que a data é importante para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de ajudar a salvar vidas. ”Uma única bolsa de sangue, que contém glóbulos vermelhos, plaquetas plasmas, entre outros componentes, é utilizada em situações clínicas importantes, podendo socorrer pacientes, por exemplo, que sofreram acidentes, ou passaram por cirurgias”.


 
Ele ressaltou a necessidade de doadores de sangue. “Estamos aqui hoje para agradecer aos doadores e, ao mesmo tempo, conclamar a população a retornar ao MT Hemocentro. É importante que aqueles que já são doadores continuem, até o dia que for permitido. Nossa principal missão é convocar também a nova geração a ser doadora e somar nesta importante campanha de ser um doador. Se não doaram, compareçam em qualquer banco de sangue mais próximo e façam essa ação. Cada doação beneficia no mínimo três pessoas”, frisou o secretário.


 
Tercila de Souza Cortes, doadora já há 15 anos, compareceu nesta segunda ao MT-Hemocentro novamente para doar. Ela começou a se disponibilizar por sentir necessidade de ajudar o próximo e fazer algo que julga ser bom. Desde então, vestiu a camisa e se tornou doadora assídua.


 
Já Marilda Cabral de Aquino, doadora há 20 anos, disse que se tornou doadora por ter sentido necessidade de fazer o bem, além de ganhar grandes amigos no MT-Hemocentro. “Sinto felicidade no dia que vou doar sangue e ansiedade para rever o tanto de amigos que fiz no órgão. São parte da minha família. O tratamento é muito humano, fora o conhecimento que adquiri sobre este ato tão simples porém nobre de doar sangue. Contribuo para salvar vidas de pessoas que para mim são anônimas, mas é muito gratificante”.


 
Diretora do MT-Hemocentro, Eliane Rabane, explica que o órgão é responsável pelo controle e reposição dos estoques de sangue de Mato Grosso. "Chamamos a atenção de todos, nesse momento que se aproxima do final de ano, férias em que precisamos da colaboração de todos os doadores e também de todos os tipos sanguíneos", alertou.


 
Após participar das ações do Doador de Sangue, o secretário se reuniu com os servidores para retificar seu compromisso com o órgão. “Desde que assumi a Pasta da Saúde tenho participado ativamente das ações dos órgãos e visitado todas as Unidades sob Gestão do Estado. E tenho dito que o meu compromisso é reforçar os serviços públicos de Saúde e dotá-los de infraestrutura e insumos necessário. O MT-Hemocentro tem todas as condições para voltar a ser referência nos serviços que oferta à população”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/3678/visualizar/